Chesapeake Bay Retriever

o Chesapeake é valorizado pela sua disposição alegre e brilhante, sua inteligência, tranquilo bom senso e natureza protetora afetuosa.

Nova Escócia Duck Tolling Retriever

É um cão muito inteligente, fácil de treinar e com grande resistência. É um forte e hábil nadador, um retriever tenaz por natureza, tanto na terra quanto na água.

Spaniel da Picardia

Cão bem compacto de aspecto doce e expressivo; membros fortes e musculosos. O porte da cabeça é alegre e imponente; ele apresenta um bom desenvolvimento dos membros anteriores...

Braco Alemão de Pelo Duro

Firme, controlado, equilibrado, sem medo da caça, sem sensibilidade ao tiro; nem medroso nem agressivo.

Braco alemão de pelo curto

Sua história começa com os cães utilizados para caça com redes de animais emplumados, especialmente nos países do mediterrâneo...

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

CAIRN TERRIER

Ele está entre os menores cães de tipo terrier, grupo que abrange mais de 30 raças e se caracteriza por caçar animais de tocas. O Cairn, além de capturar doninhas, martas, texugos e raposas, tornou-se perito em expulsar presas escondidas sob as pedras das típicas colinas escocesas. Daí o nome Cairn, que em inglês significa "amontoado de pedras".

APARÊNCIA GERAL: ágil, alerta, aparência natural de um terrier apto ao trabalho. Bem aprumado sobre as patas anteriores. Posteriores fortes. Costelas profundas, movimentação muito livre. Pelagem resistente às intempéries.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: deve dar a impressão de um cão vivo e corajoso e que não desiste facilmente. Corajoso e alegre; seguro, mas não agressivo.

PELAGEM
Pêlo: muito importante. Resistente às intempéries. Pelagem de cobertura dupla com pêlos abundantes, ásperos, mas não grosseiros; subpêlo curto, macio e fechado. Pelagem aberta indesejável. Ligeira ondulação é permitida.

COR: creme, trigo, vermelho, cinza ou quase preto. O tigrado (brindle) é permitido em todas estas cores. Porém não é permitido o preto sólido, ou branco, ou preto ecastanho (black and tan). São típicas, as partes escuras nas orelhas e no focinho.
 
TAMANHO/PESO
Aproximadamente 28 a 31cm na cernelha, mas sempre em proporção ao peso, sendo o ideal de 6 a 7,5 kg.

Bull Terrier


APARÊNCIA GERAL: de construção forte, musculoso, bem balanceado e ativo com uma expressão viva, determinada e inteligente. Corajoso, espirituoso e com atitude amável e divertida. Uma característica única é sua cana nasal descendente e a cabeça em forma de ovo. Independente do tamanho, os machos devem parecer
masculinos e as fêmeas femininas.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: o Bull Terrier é o gladiador das raças caninas, fogoso e corajoso. De temperamento equilibrado e fácil de ser disciplinado. Embora obstinado, é particularmente bom com as pessoas.

PELAGEM
Pelo: curto, plano, denso, áspero ao toque e brilhante. O subpelo macio pode estar presente no inverno.

COR: nos brancos, pura pelagem branca. A pigmentação da pele ou marcações na cabeça não devem ser penalizadas. Nos coloridos, a cor predomina sobre o branco. Na igualdade em todas as demais características, o tigrado é preferido. Tigrado escuro, vermelho, fulvo e tricolor são aceitáveis. Pequenas marcas na pelagem branca são indesejáveis. Manchas azuis e fígados são altamente indesejáveis.
 
TAMANHO: não há limites para a altura e o peso, mas o cão deve dar a impressão de máxima substância para seu tamanho, em coerência com as suas qualidades e sexo.

Border Terrier

A Border Terrier é uma raça de cães pequenos, de pelagem cerdosa ou dura, e é um dos Terriers. Originalmente foram criados como raposa a caçar animais nocivos. Os Border Terriers provém do cruzamento entre Dandie Dinmont Terriers e o Bedlington Terriers.

APARÊNCIA GERAL: um terrier essencialmente de trabalho

TEMPERAMENTO: ativo e repleto de energia.

PELAGEM: pelo duro e denso com subpelo cerrado. A pele deve ser grossa
.
COR: ruivo, trigueiro, grisalho e castanho ou azul e castanho.

PESO: machos entre 5,900 e 7, 100 quilos.
fêmeas entre 5,100 e 6,400 quilos.

Bedlington Terrier


APARÊNCIA GERAL: gracioso, lépido, musculoso, sem traço de fragilidade ou aparência grosseira. A cabeça é em forma de pêra ou cuneiforme e sua expressão, em repouso, é doce e gentil.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: esperto e caçador, cheio de confiança. Companheiro inteligente, possui forte instinto para a caça. Dotado de bom caráter e índole afetuosa; é digno, não é medroso, nem nervoso. Doce em repouso, mas cheio de coragem quando excitado.

PELAGEM
Pêlo: bem característico. Espesso e feltrado, bem erguido em relação à pele, mas sem ser de arame. Nítida tendência a encaracolar, particularmente na cabeça e na região facial.

TAMANHO / PESO
altura na cernelha de 41 cm. Aceitase uma ligeira variação, a menor nas fêmeas; amaior nos machos.
Peso: entre 8,200 e 10,400 quilos.

American Staffordshire Terrier


American Staffordshire Terrier é uma raça canina. A raça descende de outras raças americanas e foi desenvolvida com o intuito de ser uma versão de exposição do American Pit Bull Terrier. Os American Staffordshire Terriers foram reconhecidos pelo Kennel Clube Americano em 1936. A raça é membro do grupo dos Terriers e dos Molossos.

APARÊNCIA GERAL: o American Staffordshire Terrier deve dar a impressão de grande força para seu tamanho; é um cão muito bem estruturado, musculoso, porém, ágil e gracioso e profundamente ligado ao que o cerca. Deve ser compacto, não deve ser pernalta ou esgalgado. Sua coragem é típica.

PELAGEM
Pêlo: curto, fechado, duro ao toque, brilhante.

COR: qualquer cor, sólido, particolor ou com manchas são permitidos; contudo, mais de 80% branco, preto e fogo e fígado não devem ser encorajados.

TAMANHO / PESO
Tamanho: a altura e o peso devem estar em proporção. Uma altura de mais ou menos 46 a 48 cm na cernelha para os machos e 43 a 46 cm para as fêmeas é considerada preferível.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Airedale Terrier

APARÊNCIA GERAL: o maior dos terriers, musculoso, ativo, razoavelmente compacto, ativo, sem nenhuma tendência a ser pernalta ou excessivamente comprido de tronco.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: expressão viva, rápido de movimento, sempre na ponta das patas na expectativa de qualquer movimento. Seu caráter é demonstrado, através da expressão dos olhos, pelo porte das orelhas e pela cauda ereta. Sociável e confiante, amigo, corajoso e inteligente. Sempre alerta, não agressivo mas corajoso.

PELAGEM
Pêlo: duro, denso e de arame, não tão longo a ponto de parecer esfarrapado. Deitado reto e fechado, cobrindo o corpo e as pernas; O pêlo de cobertura é duro, de arame e rígido; o subpêlo é mais curto e mais macio. Os pêlos mais duros são encaracolados ou apenas ligeiramente ondulados; a pelagem crespa ou macia é altamente indesejável.

COR: a parte superior do tronco (sela) é preta ou grisalha, assim como, o topo do pescoço e o topo da superfície da cauda. Todas as outras partes são marrons. Freqüentemente, as orelhas são marrom escuras, e um sombreado pode ocorrer em torno do pescoço e nas laterais do crânio. Alguns pêlos brancos entre os membros dianteiros são aceitáveis.

TAMANHO: altura na cernelha, entre 58 a 61 cm, para os machos e para as fêmeas
entre 56 a 59 cm.

Terra Nova (NEWFOUNDLAND)

Acredita-se que o terra-nova seja resultado do cruzamento entre o cão maltês da Noruega e o samoiedo ou o labrador. Os pescadores de bacalhau na Escandinávia introduziram esta raça no fim do século XVIII. De início dele foi utilizado como cão de caça, mas atualmente ele ajuda principalmente no salvamento no mar, por suas excelentes qualidades de nadador. O terranova é um cão nobre, majestoso e poderoso. Força e intensa atividade De ossatura massuda, sem parecer pesado e indolente. Cão d'água, de tração de porte grande, com instinto natural de salva vidas e devotado companheiro. Excepcionalmente carinhoso, de natureza dócil.

APARÊNCIA GERAL: é maciço, com corpo poderoso, bem musculoso e bem coordenado em seus movimentos.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: a expressão do Terra Nova reflete benevolência e suavidade. Digno, alegre e criativo, é conhecido por sua verdadeira gentileza e serenidade.

PELAGEM
Pêlo: tem uma pelagem dupla, resistente à água. A pelagem de cobertura é moderadamente longa e reta, sem ser encaracolada. Uma ligeira ondulação é permitida. O subpêlo é macio e denso, mais denso no inverno do que no verão, mas sempre encontrado em uma certa extensão na garupa e no peito. O pêlo na cabeça, focinho e orelhas é curto e fi no. As pernas dianteiras e traseiras são franjadas. A cauda é completamente coberta por pêlos longos densos, mas sem formar uma bandeira. Trimming não é desejado.

TAMANHO / PESO: altura média na cernelha é:
para machos adultos: 71 cm.
para fêmeas adultas: 66 cm.
peso médio é de aproximadamente:
para machos adultos: 68 kg.
para fêmeas adultas: 54 kg.

Terrier Preto da Rússia


APARÊNCIA GERAL: os Terriers pretos são cães de porte acima do médio; fortes, com ossatura e musculatura robustas. A pele é grossa, elástica, sem rugas ou barbelas. Os cães desta raça são mordazes, desconfi ados para com os estranhos, resistentes; adaptamse bem às diferentes condições climáticas. São receptivos ao adestramento.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: tipo de atividade extremamente agitada, vigorosa, equilibrada; irrequieto com evidentes reações de defesa.

PELAGEM: pêlo rústico, duro, farto, estreitamente cerrado. O pêlo rijo, de comprimento de 4 a 10 cm, reveste todo o corpo. A pelagem é bem desenvolvida. No focinho forma bigodes grossos e no queixo forma uma barba. Acima dos olhos, as sobrancelhas são rústicas e eriçadas. O pêlo mais longo no pescoço e na cernelha formando uma juba. Os membros anteriores até o cotovelo, os posteriores até as coxas são protegidos por pêlos rústicos e longos. O subpêlo é cerrado e bem desenvolvido.


COR: preta ou preta com alguns pêlos cinza.

Smoushond Holandês


APARÊNCIA GERAL: cão de pelagem rústica, vivaz, ativo, forte e de construção quadrada. As fêmeas podem ter o corpo levemente mais alongado. Tendo a construção e a estrutura muscular capazes de permitir habilidade para seguir um cavalo e a carruagem, como também caçar ratos nos estábulos; os “Smous” eram antigamente chamados de “Gentis cães de Estábulos”, ou “Cães de Cocheiros”. Conseqüentemente não deve existir qualquer sugestão de rudeza ou falta de refi namento.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: afetivo, alegre, amigo, livre; nem nervosamente hiperativo, nem facilmente amedrontado, esganiçado ou inclinado a fugir facilmente. O Smous deverá ser um cão agradável e ligado à família.

PELAGEM
Pêlo: este é um aspecto muito importante:
  • No cor po: áspero, duro, resistente, reto e mostrando que a sua presença é realmente importante na pelagem completa, com um comprimento de aproximadamente 4 a 7 cm. Não encaracolado, ondulado ou lanoso; uma tendência ao emaranhado é uma falta grave. O subpêlo deve ser sufi ciente para proteger o cão das intempéries. Uma linha de separação dos pêlos sobre o dorso indica que o pêlo está longo, macio demais e que está faltando subpêlo.
  • Nas pernas: pelagem de comprimento médio, não denso, apontando para trás, sugerindo discreta franja. Falta: pelagem densa e lanosa por toda a perna, escondendo os contornos verdadeiros.
  • Na cauda: cerrado, sem franjas.
  • Na cabeça: é coberta com o mesmo pêlo de arame que o do corpo, porém ligeiramente mais curto, pelo menos no crânio. Pêlos mais longos podem ser encontrados nas bochechas, bigodes, barbas e sobrancelhas. As sobrancelhas podem cair um pouco sobre os olhos, desde que não os escondam ou interfiram com a visão. Considerase como falta a presença de um topete, assim como pêlos divididos sobre o focinho. O pêlo nas orelhas é mais curto que no corpo.

COR: coloração sólida amarela em todos as suas tonalidades, com preferência para a cor de palha escura. Orelhas, bigodes, barba e sobrancelhas podem ser de uma tonalidade mais escura de amarelo no restante do cão. Qualquer outra cor diferente do amarelo em suas diferentes tonalidades, é inaceitável.

ALTURA/PESO
altura na cernelha entre 35 cm e 42 cm;
Machos : 37 cm a 42 cm
Fêmeas : 35 cm a 40 cm
Peso: 9 a 10 kg.

Shar Pei

É um cão tranquilo, bom, leal e muito apegado à família e às crianças, com quem tem grande paciência. Trata-se de um animal territorial e muito dominante. É um cão que obedece a um só dono, portanto não aceita ordens de toda a gente.

APARÊNCIA GERAL: é um cão de tamanho médio, ativo, compacto, curto e quadrado. Rugas sobre o crânio e a cernelha, as pequenas orelhas e seu focinho de hipopótamo dão ao Shar Pei uma aparência única. Os machos são mais robustos que as fêmeas.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: calmo, independente, leal e afetuoso à família.

PELAGEM
Pelo: muito característico da raça. Curto, duro e eriçado. No corpo a pelagem é reta e separada, mas, geralmente, é mais assentado nos membros. Não tem subpelo. O comprimento do pelo pode variar de l cm a 2,5 cm. Nunca deve ser tosado.

COR: todas as cores sólidas são aceitas, exceto o branco. A cauda e a parte posterior das coxas são, frequentemente, de uma cor mais clara. Um sombreado mais escuro sobre o dorso e nas orelhas é admissível.

TAMANHO: 44 cm a 51 cm na cernelha.

SCHNAUZER GIGANTE

APARÊNCIA GERAL: grande, forte, mais para compacto que para delgado. De tamanho maior e aparência poderosa. É um cão imperturbável, preparado para defesa e cuja aparência mostra respeito.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: tem como características típicas: boa índole e incorruptível lealdade a seu dono. Possui sentidos altamente desenvolvidos, inteligência, aptidões para o treinamento, força, tolerância, velocidade e resistência contra intempéries e doenças. Seu equilíbrio natural para agüentar tensão e sua segurança, faz do Schnauzer um excelente cão de companhia, de esporte, de utilidade e trabalho.

PELAGEM
Pêlo: deve ser de pêlo duro, de arame e denso. Consiste em um denso subpêlo e uma pelagem de cobertura não muito curta, deitada rente ao corpo. A pelagem de cobertura é dura, sufi cientemente longa para comprovar sua textura; não deve ser eriçada, nem ondulada. Nos membros, o pêlo tende a ser menos duro. Na testa e nas orelhas, é curto. Como características típicas, tem uma barba não muito macia no focinho e sobrancelhas cerradas que cobrem ligeiramente os olhos.

COR
  • preto sólido com subpêlo preto.
  • sal e pimenta.
O objetivo da criação, na cor sal e pimenta, é uma nuança média igualmente distribuída e bem pigmentada com o subpêlo cinza. São admitidas variações do cinza escuro ao cinzaprata. Todas essas cores devem incluir uma máscara escura, que deve adaptarse harmoniosamente à respectiva cor, enfatizando a expressão. Distintas marcas brancas na cabeça, no peito e nos membros são indesejáveis.

TAMANHO / PESO
Altura na cernelha: machos e fêmeas: 60 a 70 cm.
Peso: machos e fêmeas: 35 a 47 kg.

Schnauzer


APARÊNCIA GERAL: de tamanho médio, forte, mais compacto do que delgado, de pêlo duro.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: tem como características típicas: seu temperamento vivo e sua plácida tranqüilidade. Típico, também, é seu bom caráter, sua alegria para brincar e sua proverbial devoção ao seu dono. Gosta de crianças, é incorruptível, atento, mas não barulhento. Seus sentidos altamente desenvolvidos, sua inteligência, sua grande capacidade para ser treinado, sua coragem, sua perseverança e resistência ao clima e à doenças, fazem do Schnauzer o melhor cão de família, de guarda, de companhia e com qualidades de um cão de trabalho.

PELAGEM
Pêlo: deve ser de pêlo duro, de arame e denso. Consiste em um denso subpêlo e uma pelagem de cobertura não muito curta, deitada rente ao corpo. A pelagem de cobertura é dura e sufi cientemente longa para poder comprovar sua textura; não deve ser eriçada, nem ondulada. Nos membros, o pêlo tende a ser menos duro. Na testa e nas orelhas, é curto. Como características típicas, tem uma barba não muito macia no focinho e
sobrancelhas cerradas que cobrem ligeiramente os olhos.
COR
  • preto sólido com subpêlo preto.
  • sal e pimenta.
O objetivo da criação, na cor sal e pimenta, é uma nuança média igualmente distribuída, bem pigmentada e com o subpêlo cinza. São admitidas variações do cinza escuro ao cinzaprata. Em todas as variações de cor, deve haver uma máscara escura, que deve adaptarse harmoniosamente a respectiva cor, enfatizando a  expressão. Distintas marcas brancas na cabeça, no peito e nos membros são indesejáveis.

TAMANHO/PESO
Altura na cernelha: machos e fêmeas: 45 a 50 cm.
Peso: machos e fêmeas: 14 a 20 kg.

São Bernardo


Muito calmo, é famoso por resgatar vítimas perdidas na neve, tanto que recebeu a denominação de “anjo dos Alpes”. E ao contrário do que é representado em desenhos animados e filmes, o São Bernardo não anda com um pequeno barril preso à sua coleira.Imenso, o cão precisa e ocupa muito espaço. Forte, muitos ultrapassam os 90kg, é preciso tomar cuidado na hora de levá-lo para passear. Se não tiver força e comando, o dono poderá ser arrastado. Por isso é aconselhável submetê-lo a adestramento básico quando filhote.

APARÊNCIA GERAL: o São Bernardo tem duas variedades:
  • a variedade Pêlo Curto (pelagem dupla, “Stockhaar”):
  • a variedade Pêlo Longo.
As duas variedades são de porte grande: o tronco é poderoso, fi rme, musculoso e harmonioso; a cabeça é imponente e uma expressão alerta.

COMPORTAMENTO/TEMPE RAMENTO: amigável por natureza. De temperamento calmo a esperto; sempre vigilante.

PELAGEM
PÊLO
  • Var iedade pêlo curto (Stockhaar, pelagem dupla): pêlo de cobertura denso, liso; bem assentado e rude. Subpêlo abundante. Ligeiro culote nas coxas. Cauda coberta por uma densa pelagem.
  • Variedade pêlo longo: pêlo de cobertura reto, de comprimento médio com subpêlo abundante. Pêlo curto na face e nas orelhas, na região da anca e sobre a garupa, o pêlo é, geralmente, um pouco ondulado. Franjas nos anteriores. Culotes bem cheios nas coxas. Cauda emplumada.
COR: branco, com placas, maiores ou menores, em marrom avermelhado (cão matizado) até formar um manto contínuo no dorso e fl ancos (cão mantado). O manto manchado (marcado de branco) é equivalente. O marrom avermelhado tigrado é admitido. A cor marrom amarelada é tolerada. O encarvoado na cabeça é desejado. Um ligeiro toque de preto sobre o dorso é tolerado. Marcas br ancas exigidas: no peito, patas, extremidade da cauda, uma faixa no focinho, lista e marcas no pescoço. Marcas desejadas: colar branco; simétrica máscara escura.

Marcas brancas exigidas: no peito, patas, extremidade da cauda, uma faixa no focinho, lista e marcas no pescoço.
Marcas desejadas: colar branco; simétrica máscara escura.

TAMANHO

limite mínimo: machos: 70 cm;
fêmeas: 65 cm.
limite máximo: machos: 90 cm;
fêmeas: 80 cm.

Os exemplares que ultrapassarem o limite máximo não devem ser penalizados se a aparência geral for harmoniosa e se sua movimentação for correta.

Pinscher Miniatura

É um cão muito agitado, que gosta de chamar a atenção de todos que estão à sua volta para si mesmo. Apesar de gostar de crianças, não se aconselha que conviva com crianças muito paquenas, pois podem machucá-lo (dado o seu tamanho), e consequentemente provocar nele uma reação violenta. É um cão muito fiel ao dono e mas agressivo com estranhos, não tem medo de nada, nem de ninguém, como que não tendo consciência de seu diminuto tamanho. É, também, um tanto brigüento, pouco sociável com outros cães, sendo aconselhável mantê- lo afastado dos outros animais. No mais, é uma raça fácil de ser criada, por ser de saúde resistente, dificilmente ficando doente.

APARÊNCIA GERAL: o Pinscher miniatura é a imagem reduzida do Pinscher Alemão, sem os defeitos da aparência de nanismo. Sua elegante construção quadrada é nitidamente visível através do seu pêlo curto e liso.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: vivo, enérgico, seguro e equilibrado. Essas qualidades fazem dele um agradável cão de família e de companhia.

PELAGEM
Pêlo: curto e denso, liso, assentado e brilhante, sem regiões peladas.


COR
Unicolor: vermelho corça, do marromavermelhado até o marrom avermelhado escuro. Preto e castanho: pêlo pretolaca com manchas vermelhas ou marrons. O objetivo é que se obtenha as manchas mais escuras possíveis, saturadas e bem definidas. As manchas são distribuídas da seguinte maneira: acima dos olhos, abaixo do pescoço, nos metacarpos, nas patas, na parte interna dos posteriores e abaixo da cauda. Dois triângulos de igual tamanho nitidamente separados no peito.

TAMANHO/PESO
Altura na cernelha: Machos e Fêmeas : 25 a 30 cm.
Peso: Machos e Fêmeas: 4 a 6 kg.

Pastor do Cáucaso

APARÊNCIA GERAL: os Pastores do Cáucaso são cães de tamanho superior à média e aos cães de porte grande, de constituição robusta, até mesmo grosseira; de natureza agressiva e desconfi ado com estranhos. À estas particularidades devem ser acrescentadas a sua resistência, a ausência de exigências e a capacidade de adaptação às várias condições térmicas e climáticas, permitindo, dessa forma, utilizar o Pastor do Cáucaso em quase todas as regiões da União Soviética. As principais regiões de introdução do Pastor do Cáucaso são: a República Federal da Georgia, Armênia, Azerbaijão, a República Independente de KabardinoBalkarie, Daghestan e Kalmoukie, as regiões de estepes do Cáucaso do Norte e as áreas vizinhas de Astrakhan. Nas regiões de Transcaucaso os cães são de um tipo de constituição mais massuda, enquanto que nas regiões dos estepes, são mais leves, mais pernaltas e muitas vezes de pêlos curtos.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: tipo de grande atividade alerta, forte, balanceado, calmo. As reações de defesa que se manifestam de uma forma ativa, são bem desenvolvidos. Uma disposição agressiva e desconfi ada perante estranhos são características.


PELAGEM
Pêlos: retos, grosseiros com um subpêlo fortemente desenvolvido de cor mais clara. Na cabeça e parte anterior dos membros, pêlos mais curtos e bem deitados planos sobre o corpo. Distinguemse 3 grupos de acordo com a pelagem:
  1. pêlo longo: pelagem de cobertura mais longa. Os longos pêlos do pescoço formam uma juba; nas regiões posteriores dos membros, franjas e culotes. A espessa pelagem que cobre a cauda inteira a faz mais grossa e cerrada.
  2. pêlo curto: coberto por uma pelagem espessa relativamente curta, sem crina, sem franjas, sem culotes ou penacho na cauda.
  3. tipo intermediár io de pêlos longos, mas sem crina, franjas, culotes ou penacho.
COR: cinza malhado, com vários tons, normalmente claros com uma tendência para o vermelho, cor de palha, branco, marrom avermelhado, tigrado e também pelagem manchada e manchas espalhadas.

TAMANHO
altura na cernelha: para os machos, não menos que 65 cm.
para as fêmeas, não menos que 62 cm

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Pastor da Anatólia

APARÊNCIA GERAL: grande, alto, de construção poderosa; cão de guarda de gado, com cabeça forte e uma densa pelagem dupla. Deve ter tamanho e resistência. Capaz de grande velocidade. 

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: firme e corajoso, sem agressividade, naturalmente independente, muito inteligente e dócil. Orgulhoso e confiável. Leal e afeiçoado ao seu dono, porém distante com estranhos quando adultos.

PELAGEM: curto ou meiolongo, denso com subpêlo grosso. Grande variação em comprimento de acordo com o clima. Mais longo e mais grosso no pescoço, ombros e coxas. A pelagem tende a ser mais longa no inverno.

COR: todas as cores são aceitas.

TAMANHO / PESO
altura na cernelha: Machos: 74 a 81 cm.
Fêmeas: 71 a 79 cm.
Peso: Machos adultos: 50 a 65 kg.
Fêmeas: 40 a 55 kg.

Mastino Napoletano


O mastim napolitano é uma raça de cão muito antiga, sendo citado por grandes escritores e oradores da Roma antiga, que o mencionavam como "bom cão guardião". Assim disse Columela: "…cão guardião da casa deve ser preto, ou escuro, para afugentar o ladrão de dia e poder atacá-lo à noite sem ser visto. A cabeça é tão importante que se apresenta como a parte mais importante do corpo, as orelhas são caídas e pendem para a frente…" Apesar de diversas citações a este cão ao longo da história, sua origem ainda é bastante controversa e discutida por historiadores e cinófilos.

APARÊNCIA GERAL: grande, massudo e volumoso, cujo comprimento do tronco é maior do que a altura na cernelha.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: firme e leal, não é agressivo, nem morde sem razão, guardião de propriedade e de seus moradores, sempre vigilante, inteligente, nobre e majestoso.

PELAGEM
Pêlo: curoa, áspero, duro e denso, do mesmo comprimento sobre o corpo todo, uniformemente liso, fino e medindo, no máximo, 1,5 cm. Não deve mostrar nenhum traço de franjas.

COR: as cores preferidas são: cinza, cinza chumbo e preto, mas também marrom, fulvo e fulvo avermelhado (corça vermelho), com algumas pequenas manchas brancas no peito e na ponta dos dedos. Todas essas cores podem ser tigradas; castanho, cinza pombo e tons de isabela são tolerados.

TAMANHO / PESO
altura na cernelha: Machos: 65 – 75 cm.
Fêmeas: 60 – 68 cm.
Uma tolerância de 2 cm para mais ou para menos é permitida.
Peso: Machos: 60 – 70 kg.
Fêmeas: 50 – 60 kg

Mastiff

Considerado o maior e mais pesado cão do mundo, o Mastiff Inglês assusta, mas de acordo com muitos proprietários da raça, o cão é calmo e dócil. Por ser paciente, convive bem com crianças, mas devido ao seu porte, não é uma boa companhia para elas.

APARÊNCIA GERAL: a cabeça, em seu contorno, dá uma aparência quadrada, quando vista de qualquer ângulo. Uma boa largura é altamente desejada; a relação entre o comprimento de toda cabeça e a face é de 2/3. Corpo maciço, largo, profundo, longo, de construção poderosa, sobre pernas bem separadas e colocadas de forma quadrada. Músculos nitidamente definidos. O tamanho grande é muito desejado se combinado com qualidade. Altura e substância são dois pontos importantes quando proporcionalmente combinados. Grande, maciço, poderoso, simétrico e de construção bem estruturada.
 

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: uma combinação de grandeza e coragem. Calmo, afetuoso aos donos, mas capaz de guardar.

PELAGEM
Pêlo: curto e assente, mas não muito fi no sobre os ombros, pescoço e dorso. 

COR: fulvo abricó, fulvo prateado, fulvo ou fulvo tigrado escuro. Em qualquer destes casos, o focinho, as orelhas e a trufa devem ser de cor preta, assim como a região em torno dos olhos estendendose para cima entre órbitas.

Mastim dos Pireneus


Guarda e defesa. No passado foi utilizado para defesa contra animais selvagens, especialmente, lobos e ursos. Atualmente cumpre com perfeição a tarefa de guarda nas fazendas e e de pessoas, sendo muito receptivo ao adestramento.

APARÊNCIA GERAL: é um cão de grande altura, hipermétrico e de proporções medianas. Bem proporcionado, extremamente potente e musculoso. Ossatura compacta. Pelagem discretamente longa. Apesar do seu tamanho enorme, não deve dar a impressão de ser pesado ou apático.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: carinhoso, manso, nobre e particularmente inteligente; é ao mesmo tempo valente e feroz com estranhos, de quem ele jamais recua. Em sua relação com outros cães, se mostra benevolente e conhecedor de seu singular poder. Se for o caso, se revela habilidoso na luta, denotando as regras de comportamento adquiridas depois de séculos de combates contra o lobo. Seu latido é grave e profundo e sua expressão alerta.

PELAGEM
Pêlo: denso, grosso, moderadamente longo. O comprimento médio ideal, medido sobre o centro da linha superior, é de 6 a 9 cm, sendo. A pelagem e mais longa nos ombros, no pescoço, abaixo do ventre, na parte traseira dos braços e pernas, assim como na cauda que exige um penacho, cuja textura não é tão cerdosa como no restante do corpo. O pêlo deve ser cerdoso, não lanoso.

COR: basicamente branco e sempre com máscara bem defi nida. Eventualmente manchas da mesma cor que a máscara, repartidas pêlo corpo de forma irregular, porém bem marcadas. Orelhas sempre manchadas. Não são desejáveis os exemplares tricolores nem os totalmente brancos. A ponta da cauda e as extremidades são sempre brancas. A máscara deve ser bem defi nida e as bordas das manchas, preferivelmente,bem defi nidas. Na raiz, o pêlo deve ser o mais claro possível, sendo o ideal, branco. As cores mais apreciadas são, por ordem de preferência, branco puro ou branco neve com manchas cinza médio, dourado amarelo intenso, pardo, preto, cinza prata, bege claro, areia e jaspeado. Não são desejadas para as manchas, as cores  vermelhas e nem o branco amarelado como cor de fundo.
 
TAMANHO: não existe limite máximo para a altura, sendo sempre mais valiosos, a igualdade de proporções, os exemplares de maior altura.
Altura na cernelha: limites mínimos: machos: 77cm
fêmeas: 72cm
De toda maneira, é desejável que estes limites sejam amplamente superados. Considerase conveniente ultrapassar os 81cm para os machos e os 75cm para as fêmeas.

Mastim Espanhol

O Mastim Espanhol é um leal amigo e um protector atento. Segue o seu dono com preocupação, apesar de não ser afectivamente um cão muito exigente. Na verdade, é um animal deveras independente e firme de carácter, que pode não acatar determinadas ordens, simplesmente porque não lhe apetece. Com a família e com as crianças, é gentil, devoto e pacífico, mas perante estranhos adopta uma postura reservada e atenta. Muitos criadores não aconselham este animal a pessoas menos experientes, na medida em que é necessário saber educá-lo e socializá-lo enquanto pequeno, já que se irá tornar num animal de grande porte que é preciso saber controlar.

APARÊNCIA GERAL: cão de tamanho grande, hipermétrico e de proporções medianas. Estrutura sublongilínea. Bem proporcionado, muito potente e musculoso. Esqueleto compacto. Cabeça grande e corpo com pêlo semilongo. Devese procurar a proporcionalidade e a harmonia funcional, tanto parado quanto em movimento. Seu latido é rouco, grave e profundo, de grande intensidade, percebendose a considerável distância.

TEMPERAMENTO/COMPORTAMENTO: tratase de um cão muito inteligente, não desprovido de  beleza; sua expressão manifesta ambas as qualidades. Rústico, carinhoso, manso e nobre, é um cão de grande firmeza diante de animais perigosos e de estranhos, especialmente quando está defendendo a fazenda ou o rebanho. Em seu comportamento se observa que é um cão seguro de si mesmo, controla sua força
por ser conhecedor de sua enorme potência.

PELAGEM
Pêlo: denso, grosso, semilongo, liso, cobrindo o corpo até os espaços interdigitais. Se distinguem dois tipos de pêlo, um de cobertura sobre o dorso e outro de proteção sobre as costelas e flancos. Mais curto nos membros e mais longo e sedoso na cauda.
COR: Todas as cores são aceitas, sendo mais apreciadas as cores uniformes: amarelos, fulvos, vermelhos, pretos, cor de lobo e cor de cervos. Também são apreciadas as cores combinadas, por exemplo, tigrados, particolor ou com um colar branco.

TAMANHO
Não existem limites máximos de altura, sendo apreciados dentro de proporções harmoniosas, os exemplares de maior altura:
altura na cernelha: limites mínimos: Machos: 77 cm
Fêmeas: 72 cm
É desejável, que essas medidas sejam amplamente superadas, sendo conveniente os
machos com 80 cm e as fêmeas 75 cm.

Leonberger


Esse cãozinho alemão se parece muito com um leão. Apesar de ser raro, vem ganhando espaço entre os criadores. Tem grande potencial para fazer resgates em afogamentos pois ele possui uma pelagem que é impermeabilizada. Mas não apenas pela sua estrutura, em função de seus antepassados, gosta bastante de água seja para o trabalho ou apenas para diversão. Conhecido por Leão da Montanha, o Leonberger também pode ser usado para companhia. Porém, é bastante indicado para a guarda em locais grandes como fábricas e grandes terrenos.


APARÊNCIA GERAL: de acordo com o seu propósito original o Leonberger é um cão grande, forte, musculoso e elegante. Ele se destaca pela sua construção balanceada e sua tranqüilidade confi ante, contudo com um temperamento vivaz. Os machos, em particular, são poderosos e fortes.


COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: como cão de família, o Leonberger é um agradável companheiro que se adapta às condições de vida e moradia de hoje; pode ser levado à qualquer lugar sem difi culdade e se destaca, particularmente, pela sua distinta amabilidade com as crianças. Não é tímido, nem agressivo. Como cão de companhia, é agradável, obediente e destemido em todas as situações da vida. O que segue são exigências particulares para fi xar um temperamento:
  • autoconfiança e superior serenidade.
  • temperamento médio ( incluindo brincadeiras )
  • propenso a ser submisso.
  • boa capacidade para aprender e lembrar.
  • insensível ao barulho. 
PELAGEM
Pêlo: de média maciez para grosseiro, abundantemente longo, bem assentado, nunca dividido, de forma que o corpo inteiro fi que visível apesar do subpêlo grosso. Reto, ainda que ligeiras ondas sejam permitidas; uma juba na nuca e no peito, são formadas especialmente nos machos; existem distintas franjas nas pernas anteriores e amplos culotes nos posteriores.

COR: amarelo leão, vermelho, marrom avermelhado, também areia (amarelo pálido, cor creme) e todas as combinações entre estas cores, sempre com uma máscara preta. Pontas dos pêlos pretas são permitidas, porém, o preto não deve determinar a cor básica do cão. O clareamento da cor básica na parte inferior da cauda, na juba, nas franjas das pernas anteriores e nos culotes das pernas posteriores, não deve ser tão pronunciado a ponto de interferir na harmonia da cor principal. Uma pequena mancha branca ou uma listra branca no peito ou pêlos brancos nos dedos são tolerados.

TAMANHO
altura na cernelha: Machos: 72 a 80 cm (média recomendada de 76 cm).
Fêmeas: 65 a 75 cm (média recomendada de 70 cm).

Fila Brasileiro

O fila brasileiro é uma raça de cão de grande porte desenvolvida no Brasil. São usados frequentemente como cães de guarda e cão boiadeiro. Pertencem à categoria dos Molossóides, ao lado de raças como o boxer, e buldogue, dentre outros.

APARÊNCIA GERAL: raça tipicamente molossóide. Poderosa ossatura, figura retangular e compacta, harmoniosa e proporcional. Apresenta, aliada a uma massa muscular, grande agilidade concentrada e  facilmente perceptível. As fêmeas devem exibir feminilidade bem pronunciada, diferenciandose, nitidamente, dos machos.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: dotado de coragem, determinação e valentia notáveis. Para com os de sua casa é dócil, obediente e extremamente tolerante com as crianças. É proverbial sua fidelidade, procurando com insistência a companhia dos donos. Caracterizase pela aversão a estranhos. De  comportamento sereno, revelando segurança e confiança própria, absorve perfeitamente ambientes e ruídos estranhos. É fiel à guarda da propriedade, dedicandose, também, e, por instinto, às lides de gado e à caça de animais de grande porte. também, e, por instinto, às lides de gado e à caça de animais de grande porte.

PELAGEM: formada de pêlo baixo, macio, espesso e bem assentado.

COR: o branco, cinza rato, malhado, manchetado, preto e canela e azul são cores não permitidas. São permitidas todas as cores sólidas, tigradas de fundo nas cores sólidas, com rajas de pouca intensidade até os fortemente rajados, podendo ou não apresentar máscara preta. Em todas as cores permitidas, admitemse marcações brancas nos pés, peito e ponta da cauda. Indesejáveis as manchas brancas no restante da pelagem.

ALTURA: machos: 65 a 75 cm.
fêmeas: 60 a 70 cm.
PESO: machos, mínimo de 50 kg.
fêmeas, mínimo de 40 kg.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Dogue de Bordeaux (Bordéus)

O Dogue de Bordeaux é um cão de guarda, de grande porte, musculoso e imponente. Atento, corajoso, rápido no agir, não necessita ser adestrado para essa finalidade. Além de ser um excelente guardião de casas, é amoroso e apegado à família necessitando ficar em contato permanente com os seus donos e familiares. O seu aspecto realmente impressiona. Tem uma das mais volumosas cabeças da espécie canina. Além do corpo forte, pesado, possui a pele solta proporcionando rugas abundantes.

APARÊNCIA GERAL: tipicamente um molossóide braquicefálico concavilíneo. O Dogue de Bordeaux é um cão muito poderoso, e seu corpo muito musculoso conserva um conjunto harmonioso. Construído mais para pernas curtas, isto é, de perfil, a altura do esterno ao solo é ligeiramente menor que a profundidade do peito. Seu aspecto é atarracado tipo atlético, imponente e autoconfiante.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: antigo cão de combate, talhado para a guarda, que assume com atenção e grande coragem, sem agressividade. Bom companheiro, é muito apegado ao seu dono e muito afetuoso. Calmo, equilibrado com alta capacidade de reação. O macho geralmente tem um caráter dominante.

PELAGEM
Pêlo: curto, fino e de textura macia.

Cor : unicolores, em gamas de fulvos, do acaju ao isabela. Devese buscar uma boa pigmentação. Manchas brancas pouco extensas são admitidas no antepeito e nas patas.
 

MÁSCARA
1) Máscara Preta: prolongase muito pouco, não devendo invadir a região craniana. Poderá acompanhar ligeiro encarvoamento no crânio, orelhas, pescoço e parte superior do corpo. A trufa será, então, preta.
2) Máscara Marrom: anteriormente conhecida como vermelha ou bistre 2 : a trufa, neste caso, é marrom, bem como a orla das pálpebras.
3) Sem máscara: o pêlo é fulvo; a pele parece vermelha (anteriormente conhecida como vermelha). Nesse caso a trufa é avermelhada ou rósea.


TAMANHO: a altura na cernelha deve ser próxima ao perímetro da cabeça.
machos: 60 cm a 68 cm.
fêmeas: 58 cm a 66 cm.
PESO:
machos: mínimo de 50 quilos.
fêmeas: mínimo de 45 quilos.


Dogue alemão


O adulto é normalmente calmo, sendo muito amistoso com os conhecidos, porém desconfiado e por vezes agressivo para com os estranhos. Como foi também usado como cão boiadeiro no passado, é usado como cão de guarda com sucesso, protegendo os donos. Em casos de desvio de temperamento, podem ser demasiadamente medrosos.

APARÊNCIA GERAL: o Dogue Alemão reúne, em sua nobreza, uma constituição grande, forte e bem estruturada: altivez, força e elegância. Devido a essa substância aliada à nobreza, à harmonia de sua figura, a uma estrutura bem proporcionada, assim como, à peculiar expressão de sua cabeça, que impressiona o espectador como uma escultura nobre, o DOGUE ALEMÃO é o Apolo entre as raças caninas.


COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: amistoso, carinhoso e apegado para com seus donos, principalmente para com as crianças; reservado com estranhos. Autoconfiante, corajoso, de fácil condutibilidade, dócil, excelente cão de companhia e de família, com alto limiar de excitação, sem comportamento agressivo.

PELAGEM: muito curta e densa, bem aderente e brilhante.
COR: o Dogue Alemão é criado em 3 variedades independentes:

  • Dourado: cor acinzentada, azulada, isabela ou amarelo sujo.
  • Tigrado: cor de fundo azul prata ou isabela, listras esmaecidas.
  • Arlequim: cor de fundo salpicada de azul acinzentado, manchas grandes amareloacinzentado ou azulacinzentado.
  • Preto: pretoamarelado, amarronzado ou azulado.
  • Azul: azulamarelado ou empretecido.

TAMANHO:
ideal na cernelha: Machos: no mínimo 80 cm.
Fêmeas: no mínimo 72 cm.

Dogo Canário (Dogue Canário)

A raça dogo canário é conhecida pelo seu temperamento calmo, referido frequentemente como "temperamento insular". É considerado "gentil e nobre" com a família, e desconfiado com estranhos. Cria laços fortes com o seu dono e família humana e pode ser muito protector. É inteligente e apresenta um "olhar severo" característico.Em algumas situações, o Presa pode ser agressivo para outros cães e animais, e mesmo humanos em casos raros. Desde que o cão tenha sido treinado e socializado, este comportamento constituirá excepção e não regra. Muitos presas coahabitam com pássaros, gatos, cães, cavalos, répteis e outros animais. O dogue canário ou dogo canário, conhecido também como perro de presa canário ou presa canário, é um cão molossóide originário das Ilhas Canárias, principalmente das ilhas Tenerife, Gran Canaria e Fuerteventura (Espanha). Nestas ilhas existia o perro de ganado majoreiro (cão de gado majorero) também chamado de perro de la tierra ou simplesmente majoreiro, valente guardião e boiadeiro, um dos ancestrais do dogo canário.


APARÊNCIA GERAL: cão molossóide, de tamanho médio, simétrico, de perfil reto, com máscara negra. Rústico e bem proporcionado. É um mesomorfo, cujo tronco é mais longo que sua altura na cernelha, acentuandose a característica longilínea ligeiramente maior nas fêmeas.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: seu aspecto é sereno. Olhar atento. É especialmente dotado para as funções de guarda e tradicionalmente para cuidar e conduzir o gado. Seu temperamento é equilibrado e de grande confi ança em si mesmo. Latido grave e profundo. É manso e nobre em família, com grande apego ao dono e desconfiado com estranhos. Expressão de grande confi ança, nobreza e um pouco distante. Quando em alerta, sua atitude é muito fi rme e seu olhar vigilante.

PELAGEM
Pêlo: curto, rústico, bem acamado, sem subpêlo (pode apresentarse, em ocasiões, no pescoço e na garganta), que apresenta certa aspereza no toque. Muito curto e fino nas orelhas; ligeiramente mais longo na cernelha e na crista das ancas.
COR: tigrado em todos os tons, desde o escuro muito forte até o cinza muito claro ou vermelho. Fulvo em todos os tons até cor de areia. O branco pode aparecer no peito, na base do pescoço ou na garganta, nas patas e dedos posteriores, sendo desejável o mínimo possível. Máscara sempre preta, sem ultrapassar a altura dos olhos.

TAMANHO / PESO
altura na cernelha: Machos: 60 a 65 cm
Fêmeas: 56 a 61 cm.
Em casos de exemplares muito típicos, admitese 1 cm de desvio acima ou abaixo.
Peso mínimo: Machos: 50kg.
Fêmeas: 40 kg.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Dogue Argentino

Apesar do tamanho, ele não faz cerimônia: não pensa duas vezes para se deitar sobre os pés do dono e, se possível, até tentar dormir em seu colo (apoiando pelo menos a cabeça). Cachorro musculoso, forte e ágil, o Dogue Argentino também não tem vergonha de pedir atenção e carinho dos donos.

Sua estrutura pede espaço e muito quintal para correr e gastar energia. Até pode viver em apartamentos - apesar de não ser muito aconselhável – desde que saia várias vezes ao dia para longos passeios, caminhadas e brincadeiras. É preciso sociabilizá-lo desde pequeno para conviver em harmonia com outros cachorros, e também na presença de estranhos.

APARÊNCIA GERAL: Molosso de tipo normal, mesomorfo e macrotálico dentro das proporções desejadas, sem gigantescas dimensões. Seu aspecto é harmonioso e vigoroso, devido aos seus poderosos músculos, debaixo de uma consistente e elástica pele, aderidos ao corpo por um tecido subcutâneo pouco solto. De andar tranqüilo, seguro, inteligente e de reações rápidas, demonstrando permanente alegria em seus
movimentos. De caráter cordial e afetuoso, uma admirável cor branca, suas virtudes físicas o mostram um verdadeiro atleta.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: Alegre, franco, humilde, amigável, pouco ladrador, demonstrando sempre ser consciente de seu poder. Jamais deve ser agressivo, caraterística que deve ser severamente observada. Sua atitude dominante o mostra em contínua competição territorial com exemplares do mesmo sexo, caraterística mais notável nos machos. Como caçador é astuto, silencioso, valente e corajoso.

PELAGEM

Pêlo: uniforme, curto, liso e suave ao tato com um comprimento aproximado de 1,5 cm a 2 cm. Sua densidade e grossura variam segundo os climas. Em climas tropicais a pelagem é fina e rala (deixando transparecer a pele fazendose visíveis as regiões pigmentadas, o que não é motivo de penalização) e mais grossa e densa nas regiões frias onde pode aparecer subpêlo.

COR: integralmente branca. Admitese, unicamente, uma mancha preta ou de tonalidade escura ao redor dos olhos, não cobrindo mais de 10% da cabeça. Entre dois cães de iguais condições, o juiz sempre deverá escolher o mais branco.

TAMANHO
altura na cernelha: Machos: 62 a 68 cm.
Fêmeas : 60 a 65 cm.

Cimarrón Uruguayo


A palavra “cimarron” é utilizada na América Espanhola se referindo ao todo animal ou planta silvestre, em contraposição ao doméstico. A origem do “Cimarron Uruguayo” é incerta. Sabese que ele descende dos cães introduzidos nas colônias pelos conquistadores Ibéricos, tanto Espanhóis quanto Portugueses. Muitos destes cães foram abandonados e de seus cruzamentos, a natureza, assim como esculpe uma montanha ou talha uma caverna, caprichosamente foi fazendo o mesmo com estes cães até chegar ao Cimarron Uruguaio de hoje. Esta seleção natural permitiu a sobrevivência dos cães mais hábeis, dos mais astutos e dos mais fortes. Os habitantes da região reconheciam o valor destes cães, os amansavam e de maneira progressiva, começaram a utilizálos muito produtivamente como guardiões de seus estabelecimentos e no trabalho diário com o gado bovino.

APARÊNCIA GERAL: o Cimarron Uruguaio é um cão de tamanho mediano, forte, compacto, com boa ossatura, musculoso e ágil.

TEMPERAMENTO/COMPORTAMENTO: é equilibrado, sagaz, inquisitivo e de grande coragem.

PELAGEM
Pêlo: curto, liso, rente ao corpo e com subpêlo. O pêlo longo é falta eliminatória.

COR: tigrados ou baios. Manchas brancas são permitidas nas seguintes regiões: focinho, parte inferior do pescoço, antepeito, peito, região ventral e na parte mais inferior dos membros.

TAMANHO / PESO
altura na cernelha: Machos 58 a 61 cm (com tolerância de 2cm)
Fêmeas 55 a 58cm (com tolerância de 2cm)
Peso
Machos 38 a 45Kg
Fêmeas 33 a 40Kg

Cão da Serra da Estrela


Tem a sua origem na Serra da Estrela (altas montanhas no Norte de Portugal), desde remotas eras, perdendose no tempo a sua verdadeira origem. Deve ser, no entanto, uma das raças caninas mais antigas da Península Ibérica. Encontrase desde o pé da Serra até as mais elevadas altitudes (2000 metros aproximadamente), sobretudo no verão, em que desaparecida a neve, as pastagens renascem nos altos planaltos, sendo procuradas pelo gado, visto que, nas regiões do sopé, o calor excessivo ter ressecado toda a região de pasto. Os cães acompanham os rebanhos, como guardiões vigilantes, defendendoos das feras que tais paragens infestam. Encontramse, ainda, dispersos, por vários pontos do país, sobretudo no centro, vindos da Serra, quando filhotes ou nascidos já de reprodutores oriundos das regiões serranas.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: alerta e digno, sua expressão é calma, porém alerta e viva. Respeitado por sua poderosa agressividade para com os estranhos e de uma docilidade característica junto ao pastor.


APARÊNCIA GERAL: cão mastife tipo molossóide, com linhas ligeiramente convexas, compacto e rústico. Bem proporcionado, morfologicamente perfeito; de um harmonioso conjunto, revelador de uma pureza étnica radicada pelo tempo.

PELAGEM
Pêlo: forte, ligeiramente grosso, sem demasiada aspereza, fazendo lembrar, um pouco, o pêlo da cabra; liso ou ligeiramente ondulado e assente em quase todo o corpo; muito abundante, quer se trate da variedade de pêlo curto ou a de pêlo longo. Normalmente o pêlo apresentase de comprimento diferente em certas regiões. Nos membros, nos cotovelos e nos jarretes são mais curtos e densos, assim como na cabeça; nas orelhas diminui de comprimento da base para a ponta, tornandose f no e macio. É mais comprido na cauda, que é farta, grossa e franjada na variedade de pêlo comprido, em volta do pescoço e garganta formando um tufo de pêlos, e nas nádegas, que são abundantemente franjadas, bem como a face posterior dos antebraços, sobretudo nos cães de pêlo comprido. O subpêlo é constituído por pêlos fi nos, curtos, abundantes e emaranhados na base com pêlos mais grossos e geralmente de cor mais clara que a pelagem. Encontrase,
principalmente, na variedade de pêlo longo.

COR: só são admitidas as pelagens fulvo, lobeira e amarela, unicolores ou com
manchas brancas.

TAMANHO
  • de 65 a 72 cm, para os machos.
  • de 62 a 68 cm, para as fêmeas.

Peso
  • machos 40 a 50 kg
  • fêmeas 30 a 40 kg

Aidi, Cão do Atlas


APARÊNCIA GERAL: sólido, muito rústico, notável para seu poder e mobilidade; é bem musculoso, enérgico, de fortemente construído mas não pesado e possuindo uma grossa pelagem fechada que o protege tanto do sol quanto do frio das montanhas nativas. Esta pelagem lhe serve de armadura nas brigas que o Cão das Montanhas do Atlas pode acontecer contra chacais e outros predadores. Seu olhar é alerta, direto e decidido como convém a um cão vigilante, sempre pronto para cumprir seu papel de guardião. Em algumas regiões do Marrocos é habitual cortar as orelhas e a cauda dos cães de trabalho.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: muito fi el, afetuoso e dócil com seu dono e membros da família, o Cão das Montanhas do Atlas exibe um inerente comportamento de guarda e proteção notável. Sempre alerta, mede a gravidade e a proximidade de qualquer perigo e instintivamente e sem medo providencia uma resposta apropriada e eficiente.

PELAGEM
Pêlo: denso, bastante áspero, semi longo, com aproximadamente 6 cm de comprimento, exceto na cara e nas orelhas, onde o pêlo e curto e fi no. No pescoço e na garganta o pêlo forma uma juba, especialmente nos machos. Os culotes e a cauda são cobertos por abundantes e longos pêlos.
COR: a cor da pelagem e muito variada:
  • fulvo: desde a areia lavada até o vermelho escuro. Estes pêlos podem ser tigrados com preto ou portando  uma capa de qualquer tom. Este manto pode ser completo (ocupa todo o dorso do animal).
  • marrom: do bege ao tom do pão queimado. As cores mais claras podem ter um manto marrom mais escuro.
  • preto.
Todas estas cores podem ser manchadas com branco. Estas manchas podem ir desde algumas marcas discretas até as que cobrem totalmente a pelagem (pêlo branco). Os lábios e a trufa devem ser sempre fortemente pigmentados de preto ou marrom (dependendo da cor da pelagem).
  • arlequim, azul e isabela não são aceitas.
TAMANHO: 52 62 cm