segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Mastim Espanhol

O Mastim Espanhol é um leal amigo e um protector atento. Segue o seu dono com preocupação, apesar de não ser afectivamente um cão muito exigente. Na verdade, é um animal deveras independente e firme de carácter, que pode não acatar determinadas ordens, simplesmente porque não lhe apetece. Com a família e com as crianças, é gentil, devoto e pacífico, mas perante estranhos adopta uma postura reservada e atenta. Muitos criadores não aconselham este animal a pessoas menos experientes, na medida em que é necessário saber educá-lo e socializá-lo enquanto pequeno, já que se irá tornar num animal de grande porte que é preciso saber controlar.

APARÊNCIA GERAL: cão de tamanho grande, hipermétrico e de proporções medianas. Estrutura sublongilínea. Bem proporcionado, muito potente e musculoso. Esqueleto compacto. Cabeça grande e corpo com pêlo semilongo. Devese procurar a proporcionalidade e a harmonia funcional, tanto parado quanto em movimento. Seu latido é rouco, grave e profundo, de grande intensidade, percebendose a considerável distância.

TEMPERAMENTO/COMPORTAMENTO: tratase de um cão muito inteligente, não desprovido de  beleza; sua expressão manifesta ambas as qualidades. Rústico, carinhoso, manso e nobre, é um cão de grande firmeza diante de animais perigosos e de estranhos, especialmente quando está defendendo a fazenda ou o rebanho. Em seu comportamento se observa que é um cão seguro de si mesmo, controla sua força
por ser conhecedor de sua enorme potência.

PELAGEM
Pêlo: denso, grosso, semilongo, liso, cobrindo o corpo até os espaços interdigitais. Se distinguem dois tipos de pêlo, um de cobertura sobre o dorso e outro de proteção sobre as costelas e flancos. Mais curto nos membros e mais longo e sedoso na cauda.
COR: Todas as cores são aceitas, sendo mais apreciadas as cores uniformes: amarelos, fulvos, vermelhos, pretos, cor de lobo e cor de cervos. Também são apreciadas as cores combinadas, por exemplo, tigrados, particolor ou com um colar branco.

TAMANHO
Não existem limites máximos de altura, sendo apreciados dentro de proporções harmoniosas, os exemplares de maior altura:
altura na cernelha: limites mínimos: Machos: 77 cm
Fêmeas: 72 cm
É desejável, que essas medidas sejam amplamente superadas, sendo conveniente os
machos com 80 cm e as fêmeas 75 cm.

0 comentários:

Postar um comentário