
APARÊNCIA GERAL: lupóide. O Schipperke é um cão pastor de pequenas dimensões mas solidamente construído. Sua cabeça é em forma de cunha, com um crânio bem desenvolvido e um focinho relativamente curto. Seu corpo é bem balanceado, curto, largo e atarracado, mas seus membros são de ossatura fi na. Sua pelagem é muito característica, com pêlos abundantes, retos, formando uma juba, crina, colar e culotes que lhe dão uma silhueta verdadeiramente única. A diferença entre os sexos é evidente. Sua correta morfologia aliada às suas características e temperamento de cão pastor, e adicionado ao seu pequeno tamanho explica sua grande popularidade que se estende bem além das fronteiras da Bélgica.
COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: um excelente pequeno cão de guarda; de excepcional atenção, de intensa vitalidade, indiferente com estranhos. Ativo e sempre em movimento, ágil, infatigável, sempre interessado ao que se passa ao seu redor, inclinado a morder, caso alguém se aproxime de objetos por ele guardados; muito dócil com crianças; sempre curioso ao que se passa por trás de uma porta fechada ou atrás de um objeto que se mova, mostrando sua reação com um latido agudo, sua crina enriçada e com os pêlos do dorso arrepiados. Ele é um cão curioso que caça ratos, toupeiras e outros roedores.
PELAGEM: a pelagem é abundante, espessa e reta, suficientemente áspera, com uma textura fina, seca e resistente ao toque, formando uma excelente proteção junto com o subpêlo que é macio e espesso. Pêlos rasos nas orelhas, curtos na cabeça, na parte da frente das pernas anteriores e nos jarretes.
No corpo, o pêlo longo é bem assentado. Em torno do pescoço, o pêlo é mais longo e mais arrepiado, começando nas bordas externas das orelhas, formando, especialmente nos machos, mas também nas fêmeas, um longo e típico “tufo” (pêlos compridos ao redor do pescoço, em tufos de cada lado), uma “juba” (pêlos longos em cima do pescoço, prolongandose até a cernelha e mesmo nos ombros) e um “jabô” (pêlos longos abaixo do pescoço e no peito, estendendose por entre as pernas anteriores e desaparecendo gradualmente abaixo do peito.) Atrás das coxas, longos e abundantes pêlos cobrem a região anal, cujas pontas são voltadas para dentro, em uma forma muito típica para os culotes. A cauda é guarnecida com pêlos do mesmo comprimento que os do corpo.

COR: totalmente preto. O subpêlo não precisa ser completamente preto, pode ser também cinza escuro, contanto que esteja completamente escondido pela pelagem de cobertura.
PESO: entre 3 e 9 kg. Ideal: entre 4 e 7 kg.
Cães pesando menos de 3 kg ou mais de 9 kg não podem ser considerados excelentes.
Cães pesando menos de 3 kg ou mais de 9 kg não podem ser considerados excelentes.
0 comentários:
Postar um comentário