O fila brasileiro é uma raça de cão de grande porte desenvolvida no Brasil. São usados frequentemente como cães de guarda e cão boiadeiro. Pertencem à categoria dos Molossóides, ao lado de raças como o boxer, e buldogue, dentre outros.
APARÊNCIA GERAL: raça tipicamente molossóide. Poderosa ossatura, figura retangular e compacta, harmoniosa e proporcional. Apresenta, aliada a uma massa muscular, grande agilidade concentrada e facilmente perceptível. As fêmeas devem exibir feminilidade bem pronunciada, diferenciandose, nitidamente, dos machos.
COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: dotado de coragem, determinação e valentia notáveis. Para com os de sua casa é dócil, obediente e extremamente tolerante com as crianças. É proverbial sua fidelidade, procurando com insistência a companhia dos donos. Caracterizase pela aversão a estranhos. De comportamento sereno, revelando segurança e confiança própria, absorve perfeitamente ambientes e ruídos estranhos. É fiel à guarda da propriedade, dedicandose, também, e, por instinto, às lides de gado e à caça de animais de grande porte. também, e, por instinto, às lides de gado e à caça de animais de grande porte.
PELAGEM: formada de pêlo baixo, macio, espesso e bem assentado.
COR: o branco, cinza rato, malhado, manchetado, preto e canela e azul são cores não permitidas. São permitidas todas as cores sólidas, tigradas de fundo nas cores sólidas, com rajas de pouca intensidade até os fortemente rajados, podendo ou não apresentar máscara preta. Em todas as cores permitidas, admitemse marcações brancas nos pés, peito e ponta da cauda. Indesejáveis as manchas brancas no restante da pelagem.
ALTURA: machos: 65 a 75 cm.
fêmeas: 60 a 70 cm.
PESO: machos, mínimo de 50 kg.
fêmeas, mínimo de 40 kg.
fêmeas: 60 a 70 cm.
PESO: machos, mínimo de 50 kg.
fêmeas, mínimo de 40 kg.
0 comentários:
Postar um comentário