segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Mastim dos Pireneus


Guarda e defesa. No passado foi utilizado para defesa contra animais selvagens, especialmente, lobos e ursos. Atualmente cumpre com perfeição a tarefa de guarda nas fazendas e e de pessoas, sendo muito receptivo ao adestramento.

APARÊNCIA GERAL: é um cão de grande altura, hipermétrico e de proporções medianas. Bem proporcionado, extremamente potente e musculoso. Ossatura compacta. Pelagem discretamente longa. Apesar do seu tamanho enorme, não deve dar a impressão de ser pesado ou apático.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: carinhoso, manso, nobre e particularmente inteligente; é ao mesmo tempo valente e feroz com estranhos, de quem ele jamais recua. Em sua relação com outros cães, se mostra benevolente e conhecedor de seu singular poder. Se for o caso, se revela habilidoso na luta, denotando as regras de comportamento adquiridas depois de séculos de combates contra o lobo. Seu latido é grave e profundo e sua expressão alerta.

PELAGEM
Pêlo: denso, grosso, moderadamente longo. O comprimento médio ideal, medido sobre o centro da linha superior, é de 6 a 9 cm, sendo. A pelagem e mais longa nos ombros, no pescoço, abaixo do ventre, na parte traseira dos braços e pernas, assim como na cauda que exige um penacho, cuja textura não é tão cerdosa como no restante do corpo. O pêlo deve ser cerdoso, não lanoso.

COR: basicamente branco e sempre com máscara bem defi nida. Eventualmente manchas da mesma cor que a máscara, repartidas pêlo corpo de forma irregular, porém bem marcadas. Orelhas sempre manchadas. Não são desejáveis os exemplares tricolores nem os totalmente brancos. A ponta da cauda e as extremidades são sempre brancas. A máscara deve ser bem defi nida e as bordas das manchas, preferivelmente,bem defi nidas. Na raiz, o pêlo deve ser o mais claro possível, sendo o ideal, branco. As cores mais apreciadas são, por ordem de preferência, branco puro ou branco neve com manchas cinza médio, dourado amarelo intenso, pardo, preto, cinza prata, bege claro, areia e jaspeado. Não são desejadas para as manchas, as cores  vermelhas e nem o branco amarelado como cor de fundo.
 
TAMANHO: não existe limite máximo para a altura, sendo sempre mais valiosos, a igualdade de proporções, os exemplares de maior altura.
Altura na cernelha: limites mínimos: machos: 77cm
fêmeas: 72cm
De toda maneira, é desejável que estes limites sejam amplamente superados. Considerase conveniente ultrapassar os 81cm para os machos e os 75cm para as fêmeas.

0 comentários:

Postar um comentário