domingo, 24 de janeiro de 2010

Dogo Canário (Dogue Canário)

A raça dogo canário é conhecida pelo seu temperamento calmo, referido frequentemente como "temperamento insular". É considerado "gentil e nobre" com a família, e desconfiado com estranhos. Cria laços fortes com o seu dono e família humana e pode ser muito protector. É inteligente e apresenta um "olhar severo" característico.Em algumas situações, o Presa pode ser agressivo para outros cães e animais, e mesmo humanos em casos raros. Desde que o cão tenha sido treinado e socializado, este comportamento constituirá excepção e não regra. Muitos presas coahabitam com pássaros, gatos, cães, cavalos, répteis e outros animais. O dogue canário ou dogo canário, conhecido também como perro de presa canário ou presa canário, é um cão molossóide originário das Ilhas Canárias, principalmente das ilhas Tenerife, Gran Canaria e Fuerteventura (Espanha). Nestas ilhas existia o perro de ganado majoreiro (cão de gado majorero) também chamado de perro de la tierra ou simplesmente majoreiro, valente guardião e boiadeiro, um dos ancestrais do dogo canário.


APARÊNCIA GERAL: cão molossóide, de tamanho médio, simétrico, de perfil reto, com máscara negra. Rústico e bem proporcionado. É um mesomorfo, cujo tronco é mais longo que sua altura na cernelha, acentuandose a característica longilínea ligeiramente maior nas fêmeas.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: seu aspecto é sereno. Olhar atento. É especialmente dotado para as funções de guarda e tradicionalmente para cuidar e conduzir o gado. Seu temperamento é equilibrado e de grande confi ança em si mesmo. Latido grave e profundo. É manso e nobre em família, com grande apego ao dono e desconfiado com estranhos. Expressão de grande confi ança, nobreza e um pouco distante. Quando em alerta, sua atitude é muito fi rme e seu olhar vigilante.

PELAGEM
Pêlo: curto, rústico, bem acamado, sem subpêlo (pode apresentarse, em ocasiões, no pescoço e na garganta), que apresenta certa aspereza no toque. Muito curto e fino nas orelhas; ligeiramente mais longo na cernelha e na crista das ancas.
COR: tigrado em todos os tons, desde o escuro muito forte até o cinza muito claro ou vermelho. Fulvo em todos os tons até cor de areia. O branco pode aparecer no peito, na base do pescoço ou na garganta, nas patas e dedos posteriores, sendo desejável o mínimo possível. Máscara sempre preta, sem ultrapassar a altura dos olhos.

TAMANHO / PESO
altura na cernelha: Machos: 60 a 65 cm
Fêmeas: 56 a 61 cm.
Em casos de exemplares muito típicos, admitese 1 cm de desvio acima ou abaixo.
Peso mínimo: Machos: 50kg.
Fêmeas: 40 kg.

0 comentários:

Postar um comentário