segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Mastino Napoletano


O mastim napolitano é uma raça de cão muito antiga, sendo citado por grandes escritores e oradores da Roma antiga, que o mencionavam como "bom cão guardião". Assim disse Columela: "…cão guardião da casa deve ser preto, ou escuro, para afugentar o ladrão de dia e poder atacá-lo à noite sem ser visto. A cabeça é tão importante que se apresenta como a parte mais importante do corpo, as orelhas são caídas e pendem para a frente…" Apesar de diversas citações a este cão ao longo da história, sua origem ainda é bastante controversa e discutida por historiadores e cinófilos.

APARÊNCIA GERAL: grande, massudo e volumoso, cujo comprimento do tronco é maior do que a altura na cernelha.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: firme e leal, não é agressivo, nem morde sem razão, guardião de propriedade e de seus moradores, sempre vigilante, inteligente, nobre e majestoso.

PELAGEM
Pêlo: curoa, áspero, duro e denso, do mesmo comprimento sobre o corpo todo, uniformemente liso, fino e medindo, no máximo, 1,5 cm. Não deve mostrar nenhum traço de franjas.

COR: as cores preferidas são: cinza, cinza chumbo e preto, mas também marrom, fulvo e fulvo avermelhado (corça vermelho), com algumas pequenas manchas brancas no peito e na ponta dos dedos. Todas essas cores podem ser tigradas; castanho, cinza pombo e tons de isabela são tolerados.

TAMANHO / PESO
altura na cernelha: Machos: 65 – 75 cm.
Fêmeas: 60 – 68 cm.
Uma tolerância de 2 cm para mais ou para menos é permitida.
Peso: Machos: 60 – 70 kg.
Fêmeas: 50 – 60 kg

0 comentários:

Postar um comentário