quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

CAIRN TERRIER

Ele está entre os menores cães de tipo terrier, grupo que abrange mais de 30 raças e se caracteriza por caçar animais de tocas. O Cairn, além de capturar doninhas, martas, texugos e raposas, tornou-se perito em expulsar presas escondidas sob as pedras das típicas colinas escocesas. Daí o nome Cairn, que em inglês significa "amontoado de pedras".

APARÊNCIA GERAL: ágil, alerta, aparência natural de um terrier apto ao trabalho. Bem aprumado sobre as patas anteriores. Posteriores fortes. Costelas profundas, movimentação muito livre. Pelagem resistente às intempéries.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: deve dar a impressão de um cão vivo e corajoso e que não desiste facilmente. Corajoso e alegre; seguro, mas não agressivo.

PELAGEM
Pêlo: muito importante. Resistente às intempéries. Pelagem de cobertura dupla com pêlos abundantes, ásperos, mas não grosseiros; subpêlo curto, macio e fechado. Pelagem aberta indesejável. Ligeira ondulação é permitida.

COR: creme, trigo, vermelho, cinza ou quase preto. O tigrado (brindle) é permitido em todas estas cores. Porém não é permitido o preto sólido, ou branco, ou preto ecastanho (black and tan). São típicas, as partes escuras nas orelhas e no focinho.
 
TAMANHO/PESO
Aproximadamente 28 a 31cm na cernelha, mas sempre em proporção ao peso, sendo o ideal de 6 a 7,5 kg.

0 comentários:

Postar um comentário