Exatamente como os outros terriers irlandeses, verificou-se que, por séculos, o Kerry Blue habitou este país. Novamente, em razão de suas origens humildes como caçador de ratos por todo canto e como cão de fazenda, existe pouca, senão nenhuma referência à raça antes do século XX. Provavelmente a primeira referência ao Kerry Blue data de 1847, o autor descreveu um cão de cor ardósia azulada, marcado com manchas escuras e freqüentemente com castanho nos membros e focinho. Esse pretoazulado do Irish Terrier supostamente prevaleceu no Kerry, mas também tem sido encontrado em outras raças. O Kerry Blue apareceu pela primeira vez numa exposição em 1913 e o Dublin Blue Terrier Club foi fundado em 1920. O Kerry Blue tornouse rapidamente popular como uma espécie de mascote dos patriotas irlandeses e assim houve 4 Clubes divulgando seus interesses por um curto período, e, entre 1922 e 1924, esses Clubes patrocinaram não menos que 6 exposições e 6 provas de campo. Em 1928, esse impressionante e bem balanceado Terrier, com sua maravilhosa pelagem macia azul, tornouse popular no mundo inteiro, assim como sua reputação: de um excelente cão de trabalho e de companhia quase perfeito.
APARÊNCIA GERAL: o Kerry Blue é ativo, bem constituído e bem proporcionado, mostrando um corpo bem desenvolvido, musculoso com um estilo defi nido de Terrier.
COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: característica de terrier em sua totalidade. O fator mais importante deve ser sua expressão severa e alerta.
PELAGEM
Pêlo: macio, farto e ondulado.
COR: azul de qualquer tonalidade, com ou sem pontas pretas. Preto é admitido somente até a idade de 18 meses, assim como uma sombra de castanho.
Pêlo: macio, farto e ondulado.
COR: azul de qualquer tonalidade, com ou sem pontas pretas. Preto é admitido somente até a idade de 18 meses, assim como uma sombra de castanho.
TAMANHO
ideal na cernelha: Machos: 45,5 a 49,5 cm (18 – 19,5 inches).
Fêmeas: 44,5 a 48 cm (17,5 – 19 inches).
Peso: Machos: 15 a 18kg (33 a 40 lbs).
Fêmeas: proporcionalmente menos.
0 comentários:
Postar um comentário