A origem deste Terrier data do século XVIII, embora a sua raça só tenha sido fixada no século XIX. Ao longo deste tempo, foram cruzadas várias raças de cães, tais como Border Collie, o Bedlington Terrier e o Old English Wiltshire Terrier. O objectivo era ter um cão enérgico que pudesse ser usado na caça de raposa, lebres, texugos, e outros pequenos mamíferos.
O nome Lakeland Terrier deriva da sua terra ancestral, Lake District, no norte da Grâ- Bretanha. Mas antes de ser adoptado o nome actual o Lakeland Terrier foi apelidado com vários nomes de zonas que compunham o Lake District, tais como Patterdale Terrier, Fell Terrier ou Elterwater Terrier.
Em 1912 chegou-se mesmo a criar o Clube do Patterdale. Mas como havia várias zonas do Lake District a reclamar para si a origem da raça, instituiu-se depois da Primeira Guerra Mundial que o nome a adoptar era Lakeland, que se refia a todas as áreas do distrito.
A raça foi reconhecida em 1921 na Inglaterra e em 1934 nos EUA.
Muito apreciado pelo seu bom carácter e raridade, o Lakeland Terrier é um cão completo: exímio caçador, mas também um belo cão de companhia.
APARÊNCIA GERAL: esperto, apto ao trabalho, bem balanceado e compacto.
COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: alegre e destemido; expressão de vivacidade; rapidez de movimento; na ponta das patas sempre na expectativa. Corajoso, amigável e autoconfiante.
PELAGEM
Pelo: denso, duro, resistente às intempéries e um bom subpelo.
COR: preto e castanho, azul e castanho, vermelho, trigo, vermelho grisalho, marrom (fígado), azul ou preto. Pequenas manchas brancas nas patas e no peito são admitidas, mas não desejadas. As cores acaju (mogno) e o castanho escuro não são típicas.
TAMANHO / PESO
Altura: não deve exceder os 37cm, na cernelha.
Peso: machos: 7,700 Kg.
fêmeas: 6,800 Kg.
0 comentários:
Postar um comentário