A história do Irish Soft Coated Wheaten Terrier foi, de certa forma, obscurecida pela sua proximidade com outros Terriers irlandeses. O Wheaten é, provavelmente, a mais antiga das quatro raças. Essa raça possui aproximadamente 200 anos de existência que poderiam ter sido deduzidos de textos referentes aos cães “softcoated”. A relação entre o moderno Irish Terrier e o Wheaten, embora menos documentada, parece ter sido resultante de deliberadas experiências na criação. Assim, o humilde Wheaten, provavelmente, teve seus ancestrais bastante mestiçados. Apesar da longa história do Wheaten, ele somente foi reconhecido pelo Irish Kennel Club em 1937. A raça cresceu continuamente em popularidade e atualmente é bem conhecida no mundo.
APARÊNCIA GERAL: de um cão forte, ativo, de acoplamento curto, bem construído, dando a idéia de potência, sem ser pernalta nem muito baixo.
COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: animado e excelente caçador. Bom temperamento. Muito afeiçoado e leal a seus donos. Muito inteligente. Amigo confiável e fiel; defende sem ser agressivo.
PELAGEM
Pêlo: cão de pelagem simples. De textura macia e sedosa ao toque, sem ser áspera, exceto nos exemplares jovens. Permitido o trimming (tosa).
Pêlo: cão de pelagem simples. De textura macia e sedosa ao toque, sem ser áspera, exceto nos exemplares jovens. Permitido o trimming (tosa).
Cães Tosados: pelagem curta no pescoço, peito e crânio. Especialmente longa nas sobrancelhas e sob a mandíbula, deixando, preferivelmente, os bigodes. Franjas profusas nos membros. No tronco, a tosa acompanha o contorno do cão, sem ser esculpido. Cauda tosada curta e nitidamente afilada.
Cães sem tosa: a pelagem, em seu maior comprimento, não ultrapassa os 12,7cm. Macia, ondulada ou pouco encaracolada, com o brilho da seda. Em circunstância alguma a pelagem pode formar “plumagem”, como no Poodle ou no Old English Sheepdog. Cães apresentados nessas condições devem ser severamente penalizados, por dar uma falsa impressão do tipo e da raça. Deve ser dada atenção especial ao desenvolvimento da pelagem nos filhotes. Os filhotes raramente nascem com a pelagem correta da maturidade; ao avaliar esse item, devese tomar muito cuidado.
Eles passam por numerosas mudanças de cor e textura antes de desenvolver o pêlo do estágio adulto. Isso normalmente acontece entre 18 meses e 2 anos e meio.
Filhotes: raramente nascem com a cor e a textura típicas da pelagem. Eles vêm avermelhados, acinzentados e, algumas vezes, trigo claro. As máscaras são, geralmente, pretas. Por vezes apresentam uma faixa escura no dorso ou pontos escuros na pelagem do corpo. Essas marcas escuras clareiam com o crescimento.
COR: qualquer coloração do trigo claro até as tonalidades do dourado avermelhado.
TAMANHO / PESO
Altura na cernelha: machos: 46 a 48 cm.
fêmeas: um pouco menores.
PESO: machos: 18 a 20,5 kg.
fêmeas: um pouco menos.
0 comentários:
Postar um comentário