RESUMO HISTÓRICO: o Spaniel Francês é um descendente dos cães de caça de aves, descrito por Gaston Febus e utilizado na Idade Média. Seus ancestrais estão mais que provavelmente na origem das diversas variedades de spaniels de caça. Através de seleção, ele se tornou um elegante e atlético cão, apontando muito firmemente, e que hoje brilha nas provas de trabalho. O primeiro standard foi elaborado em 1891 por James de Connick; ele foi revisado várias vezes, sendo adaptado às diversas evoluções da raça.
APARÊNCIA GERAL: cã o d e tamanho médio , elegante e musculoso; mediolíneo, do tipo bracóide. Sua harmoniosa construção proporciona a energia e resistência essenciais para sua função. A ossatura é forte, sem ser grosseira.
COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: equilibrado, franco, gentil calmo e dócil, entusiasmado para caçar; sociável com outros cães e um companheiro ideal em qualquer circunstância. Excelente cão de aponte e também dotado para a busca da caça.
PELAGEM
Pelo: longo e ondulado sobre as orelhas, ultrapassando suas cartilagens assim como na parte traseira dos membros e na cauda. Plano, sedoso e bem denso sobre o corpo, com algumas ondulações atrás do pescoço e acima da raiz da cauda. Curta e fina na cabeça.
COR: branco e marrom com manchas moderadas; às vezes com predominância de manchas irregulares; pouco ou moderadamente marchetado e ruão sem excesso. A cor marrom varia da canela ao fígado escuro. Uma listra branca e branca na cabeça (se a marcação não for muito larga) é apreciada. A ausência de branco na cabeça é perfeitamente admitida. Todas as mucosas externas são marrons sem despigmentação, especialmente na trufa, nos lábios e nas pálpebras.
TAMANHO
Machos: de 56 a 61 cm.
Fêmeas: de 55 a 59 cm.
0 comentários:
Postar um comentário