domingo, 16 de outubro de 2011

Nova Escócia Duck Tolling Retriever


APARÊNCIA GERAL: é um cão de porte médio, poderoso, compacto, balanceado e bem musculoso. Possuem ossatura medianamente pesada à poderosa, com alto grau de agilidade, vivacidade e determinação. Muitos cães desta raça possuem uma expressão um pouco triste até iniciarem o trabalho, quando o seu aspecto muda para intensa concentração e entusiasmo. Durante o trabalho, move-se com rapidez e atividade, com a cabeça portada quase ao nível do dorso e com um movimento constante da cauda, densamente coberta por tufos de pelos.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: é um cão muito inteligente, fácil de treinar e com grande resistência. É um forte e hábil nadador, um retriever tenaz por natureza, tanto na terra quanto na água, estruturado para mover-se rapidamente no momento em que uma pequena indicação é dada pelo caçador e o seu trabalho requerido. Seu grande entusiasmo e caráter brincalhão são qualidades essenciais e que deve possuir para distrair e pegar a caça.

PELAGEM
Pelo: uma vez que a raça foi criada para capturar a caça em águas geladas, deve possuir uma pelagem dupla, resistente à água, com pelo de comprimento e suavidade moderados e subpelo mais suave e denso. O pelo pode ser ligeiramente ondulado na parte posterior, sendo liso no restante do corpo. No inverno, pode formar uma ondulação mais longa e solta na garganta. Os tufos de pelo são suaves na garganta, atrás das orelhas e das coxas, sendo moderadamente desenvolvidos nos membros anteriores.

COR: se apresenta em vários tons de vermelho ou laranja, com os tufos de pelo e a parte inferior da cauda um pouco mais claro. Usualmente, devem apresentar pelo menos uma das seguintes marcações brancas: na ponta da cauda, nas patas (não ultrapassando os metacarpos ou metatarsos), no peito e uma listra na testa do animal. Por outro lado, um cão com grandes qualidades não deve ser penalizado por não apresentar marcações brancas. A pigmentação da trufa, dos lábios e bordas palpebrais deve ser cor de carne, harmonizando com a pelagem, ou preta.

TAMANHO / PESO
Altura ideal: para machos com mais de 18 meses é de 48 a 51 cm;
Para fêmeas com mais de 18 meses é de 45 a 48 cm
Permite-se 2,5 cm acima ou abaixo do tamanho ideal.
Peso: deve ser proporcional à altura do cão e à sua estrutura óssea.
Aconselhável: 20-23 kg para machos adultos;
17-20 kg para fêmeas adultas

0 comentários:

Postar um comentário