domingo, 25 de abril de 2010

Glen of Imaal Terrier

RESUMO HISTÓRICO: da mesma forma que muitos cães do grupo Terrier, não eram realmente apreciado pelos cavalheiros desportistas antes de meados do século 19, o Terrier Irlandês de Glen do Imaal é uma raça antiga que simplesmente foi ignorada por longo tempo, apesar dos resultados posteriores das experiências da raça. Ele é muito mais uma raça local, confi nada à árida região de Glen do Imaal. Os fazendeiros dessa região, os quais descendem dos soldados cujas terras foram recebidas como pagamento por serviços prestados à Coroa Britânica nos séculos 16 e 17 e que tiveram que utilizar sua astúcia natural e destreza para sobreviver nestes terrenos áridos. Um cão, que não pudesse imporse na luta do dia a dia pela subsistência não seria tolerado. Assim ele teve que dispender longas horas puxando carroças de cães e, freqüentemente era levado a brigar com outros cães no duvidoso esporte de rinha de cães, hoje extinto. Antes do Terrier Irlandês de Glen of Imaal tornarse conhecido nas exposições caninas, ele desenvolveu através de gerações de trabalho árduo o forte e troncudo cão que conhecemos hoje. O Kennel Clube Irlandês reconheceu ofi cialmente a raça em 1934 e um clube para cuidar dos seus interesses foi logo fundado.

APARÊNCIA GERAL: de porte médio, com pelagem de comprimento médio, grande força revelando máxima substância para o tamanho do cão.

PROPORÇÕES IMPORTANTES:
tronco mais longo do que alto, próximo ao solo.
 
COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: ativo, ágil e silencioso quando trabalha. Caçador e esperto, com grande coragem quando requerido, entretanto, meigo e dócil que emana personalidade; sua natureza leal e afetuosa faz dele um cão muito aceitável nas casas e de companhia. Diz se que o Terrier Irlandês do Glen do Imaal é o menos excitável dos terriers, embora esteja sempre pronto para caçar quando chamado.

PELAGEM
Pêlo: de comprimento médio, de textura áspera com suave subpêlo. A pelagem pode ser aparada para apresentar um contorno bem delineado.

COR
  • azul rajado mas sem tendências ao preto.
  • trigo, desde o trigo claro ao dourado avermelhado.
  • os filhotes podem nascer nas cores: azul, trigo ou avermelhado. Filhotes com cores mais claras têm uma máscara azul e também podem ter uma faixa azul no dorso, cauda e nas orelhas. As marcações mais escuras clareiam com a maturidade.
TAMANHO / PESO
Altura na cernelha: machos: máximo de 35,5 cm.
fêmeas: proporcionalmente menores.
Peso: machos: 16kg
fêmeas: proporcionalmente menos.

0 comentários:

Postar um comentário