sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Schipperke

Schipperke é um cão faz-tudo: tem instintos fortes de pastoreio, caça e guarda. São destemidos e independentes, espertos e obstinados. Eles são um cão cheio de energia com uma enorme curiosidade sobre tudo e por isso requerem uma grande quantidade de atenção e estimulação. Treino consistente e positivo é um requerimento, ou a vida dele pode se tornar uma competição de desejos. Schipperkes, como muitos outras raças de tamanho pequeno, parecem não realizarem de que são cães pequenos e comportam-se como se fossem muito maiores do que realmente são. Além disso, frequentemente agem como se fossem a maior autoridade em qualquer sociedade que vivem. Apesar de serem elétricos são muito obedientes se o proprietário souber impor suas regras e não incentivar comportamentos indesejáveis, como latidos fora de hora ou à toa, pedir comida na hora das refeições, destruir objetos que não lhe foram entregues. Impor as regras da casa pode ser difícil às vezes porque eles são sempre engraçados, especialmente quando estamos dando bronca, é preciso ser firme apesar das tentações. São muito inteligentes (classificados em 15º lugar no ranking de inteligência) e não gostam de ficar ociosos, porém as atividades que exercem ao longo do dia não precisam necessariamente estar associadas à presença do propietário, e se forem acostumados ficam tranqüilamente por horas sozinhos. Alguns brinquedos, outro animal ou um quintal são também companheiros bem aceitos.

APARÊNCIA GERAL: lupóide. O Schipperke é um cão pastor de pequenas dimensões mas solidamente construído. Sua cabeça é em forma de cunha, com um crânio bem desenvolvido e um focinho relativamente curto. Seu corpo é bem balanceado, curto, largo e atarracado, mas seus membros são de ossatura fi na. Sua pelagem é muito característica, com pêlos abundantes, retos, formando uma juba, crina, colar e culotes que lhe dão uma silhueta verdadeiramente única. A diferença entre os sexos é evidente. Sua correta morfologia aliada às suas características e temperamento de cão pastor, e adicionado ao seu pequeno tamanho explica sua grande popularidade que se estende bem além das fronteiras da Bélgica.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: um excelente pequeno cão de guarda; de excepcional atenção, de intensa vitalidade, indiferente com estranhos. Ativo e sempre em movimento, ágil, infatigável, sempre interessado ao que se passa ao seu redor, inclinado a morder, caso alguém se aproxime de objetos por ele guardados; muito dócil com crianças; sempre curioso ao que se passa por trás de uma porta fechada ou atrás de um objeto que se mova, mostrando sua reação com um latido agudo, sua crina enriçada e com os pêlos do dorso arrepiados. Ele é um cão curioso que caça ratos, toupeiras e outros roedores.

PELAGEM: a pelagem é abundante, espessa e reta, suficientemente áspera, com uma textura fina, seca e resistente ao toque, formando uma excelente proteção junto com o subpêlo que é macio e espesso. Pêlos rasos nas orelhas, curtos na cabeça, na parte da frente das pernas anteriores e nos jarretes. No corpo, o pêlo longo é bem assentado. Em torno do pescoço, o pêlo é mais longo e mais arrepiado, começando nas bordas externas das orelhas, formando, especialmente nos machos, mas também nas fêmeas, um longo e típico “tufo” (pêlos compridos ao redor do pescoço, em tufos de cada lado), uma “juba” (pêlos longos em cima do pescoço, prolongandose até a cernelha e mesmo nos ombros) e um “jabô” (pêlos longos abaixo do pescoço e no peito, estendendose por entre as pernas anteriores e desaparecendo gradualmente abaixo do peito.) Atrás das coxas, longos e abundantes pêlos cobrem a região anal, cujas pontas são voltadas para dentro, em uma forma muito típica para os culotes. A cauda é guarnecida com pêlos do mesmo comprimento que os do corpo.

COR: totalmente preto. O subpêlo não precisa ser completamente preto, pode ser também cinza escuro, contanto que esteja completamente escondido pela pelagem de cobertura.
 

PESO: entre 3 e 9 kg. Ideal: entre 4 e 7 kg.
Cães pesando menos de 3 kg ou mais de 9 kg não podem ser considerados excelentes.

0 comentários:

Postar um comentário