sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

COLLIE PELO LONGO

Os fãs de "Lessie" que resolverem adotar um collie não ficarão desapontados com esse leal animal de estimação. Muito dócil, se dá bem com todos os membros da família, principalmente com crianças pequenas.
Diante da impossibilidade de precisar em datas, a origem do collie de pêlo longo deve-se a que, até o século XVIII, esta raça era considerada exclusivamente de trabalho: a pureza era respeitada mas não por isso publicava-se o pedigree. Quando o collie começou a chamar a atenção dos cinófilos, isto é no principio do século passado, estava difundido principalmente na Escócia setentrional. Mais baixo que os exemplares conhecidos hoje, tinha também a cabeça mais curta. Durante uns 50 anos, a raça foi submetido a cuidadosas seleções, até que em 1860 foi apresentada na primeira exposição canina oficial celebrada em solo inglês.

APARÊNCIA GERAL: apresentase como um cão de grande beleza, portandose com impassível dignidade, sem qualquer desproporção das regiões anatômicas em relação ao conjunto.

TEMPERAMENTO: amistoso, sem qualquer vestígio de nervosismo ou agressividade. 

PELAGEM: a pelagem, sendo muito densa, revela o contorno do cão. Pelos retos,de textura áspera, com subpelos muito suaves, densos e bem fechados a ponto de esconder a pele. Na juba e no ventre, é muito abundante. Bem curto na máscara, no focinho e na extremidade das orelhas, mais longos na base. Os membros anteriores são guarnecidos de franjas. Curtos nos jarretes e abundantemente franjados acima deles e muito profusos na cauda. 
COR: as três cores reconhecidas são sable e branco, tricolor e azulmerle.
Sable: qualquer nuança, desde o dourado claro ao rico mogno ou sable sombreado. Palha claro ou cor creme são altamente indesejáveis.
Tricolor : predominância do preto com marcas castanho bem saturadas na cabeça e nos membros. As manchas ferruginosas no manto são altamente indesejáveis.
AzulMerle: predominância clara, azul prateado, manchado e marmorizado com preto. Marcas castanho são preferidas, mas a ausência não deve ser penalizada. Enormes marcas pretas, ardósia ou manchas de ferrugem no manto ou subpelos são altamente indesejáveis.
Marcas brancas: em geral podem ser portadores de marcações brancas típicas do Collie em maior ou menor grau. 
Marcações favoráveis em branco: colar completo ou incompleto: antepeito, pernas, patas e ponta da cauda. Uma marca branca pode aparecer no focinho, crânio ou em ambos.
 
TAMANHO
altura na cernelha: machos: 56 a 61 cm.
fêmeas: 51 a 56 cm.

0 comentários:

Postar um comentário