sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Pastor Maremano Abruzês

Esta raça antiga de cães que guardava rebanhos vem de cães pastores, na realidade, ainda usados nos Abruzzes, onde a criação de ovelhas ainda prospera, e cães pastores antigos que existiam na região da Toscana e do Lazio. Particularmente após 1860, com a migração sazonal dos rebanhos de uma região para outra favoreceu o cruzamento natural entre as duas raças primitivas.

APARÊNCIA GERAL: o pastor maremano abruzês é um cão de grande porte, fortemente construído, de aspecto rústico e, ao mesmo tempo, majestoso e distinto. A conformação geral é a de um mesomorfo pesado, cujo tronco é mais longo que a altura na cernelha; harmonioso em relação ao formato (heterometria) e aos perfis (haloidismo).

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: a sua função principal de cão de guarda e defesa do rebanho e das propriedades em geral se evidencia no modo que cumpre esta tarefa, com perspicácia, coragem e decisão. O seu caráter ainda que orgulhoso e alheio à submissão, sabe exprimir uma ligação devotada ao seu dono e a tudo que o cerca.

PELAGEM

Pêlo: muito abundante. Longo, mais para áspero ao tato, bem assentado. Tolerada uma leve ondulação. O pêlo forma uma rica juba em torno do pescoço e franjas de comprimento limitado na face posterior dos membros. Entretanto, é curto no focinho, crânio, orelhas e nas faces anteriores dos membros. O comprimento do pêlo no tronco atinge 8 cm. O subpêlo é abundante somente durante o inverno.

COR: branco unicolor. Toleradas nuanças marfi m, laranja pálido ou limão, embora em número limitado.

TAMANHO / PESO
Altura na cernelha: machos de 65 a 73 cm.
fêmeas de 60 a 68 cm.

Peso: para os machos de 35 a 45 quilos.
para as fêmeas de 30 a 40 quilos.

0 comentários:

Postar um comentário