Os clássicos estudos das raças caninas disseminadas na bacia do Mediterrâneo chegaram à conclusão de que o Cirneco do Etna seria descendente dos antigos cães de caça criados no Vale do Nilo na época dos faraós, cães estes que teriam chegado à Sicília com os Fenícios. Porém, pesquisas mais recentes falam em favor de uma nova concepção, segundo a qual o Cirneco do Etna seria uma raça autóctone de origem siciliana, vindo precisamente das imediações do Etna. Moedas e gravuras revelam que o Cirneco do Etna existiu nesta região muitos séculos antes de Cristo.
APARÊNCIA GERAL: cão do tipo primitivo, de forma elegante e delgada, de tamanho médio, não atarracado, robusto e resistente. De conformação morfológica ligeiramente longilínea e de clara construção; seu corpo se encaixa em um quadrado; sua pele é fina.
COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: cão de caça adaptado a terrenos difíceis, sendo especialmente indicado para a caça de coelhos selvagens; dotado de forte temperamento, ele é ao mesmo tempo gentil e afetuoso.
PELAGEM
Pelo: curto na cabeça, nas orelhas e nos membros; semilongo (mais ou menos 3cm), mas bem liso e assentado sobre o corpo e cauda. Pelos retos e rígidos como os pelos de cavalos.
COR:
- fulvo unicolor, mais ou menos intenso ou diluído como isabela, areia, etc.
- fulvo com branco mais ou menos extenso (lista branca na cabeça, marca branca no peito, branco nas patas, branco na ponta da cauda, ventre branco; um colar branco é menos apreciado). Branco unicolor ou branco com manchas de cor laranja são tolerados; um pelo fulvo mesclado com pelos ligeiramente mais claros ou mais escuros são permitidos.
TAMANHO / PESO
Altura na cernelha:
Machos: de 46 cm a 50 cm Tolerância até 52 cm.
Fêmeas: de 42 cm a 46 cm Tolerância até 50 cm.
Peso:
Machos: 10 a 12 kg.
Fêmeas: 8 a 10kg.
0 comentários:
Postar um comentário