quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Chow Chow


Por ser meio desconfiado e “na dele”, recomenda-se que o Chow Chow seja sociabilizado com outros cães e pessoas desde cedo, mas sempre supervisionado pelo dono. Apesar do jeitão indiferente, o cão é sensível, carinhoso, e pode até ficar doente no caso de ausência prolongada do dono.

O pelo farto próximo ao rosto, lembra a juba de um leão. Por isso, o Chow Chow é mais conhecido na China como Songshi Quan, que significa cão leão empolado.

APARÊNCIA GERAL: cão ativo, compacto, lombo curto e acima de tudo bem proporcionado. De aspecto leonino, porte digno e orgulhoso; bem estruturado; a cauda é claramente portada sobre o dorso.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: tranqüilo, bom guardião; sua língua é azul escura. É único por seu andar saltitante. Independente, leal e reservado.

PELAGEM
Pêlo: pode ser longo ou curto.

Longo: muito abundante, denso, reto e eriçado. A textura do pêlo é rude e o subpêlo é suave e lanoso. A pelagem é particularmente densa em torno do pescoço, onde forma uma juba e, na face posterior das coxas, em fartos culotes.
Curto: abundante, denso e reto; menos eriçado que longo, textura felpuda, não lisa.
Qualquer redução artifi cial do pêlo, modifi cando a silhueta natural do Chow Chow ou sua expressão, deve ser penalizada.

COR: preto unicolor, vermelho, azul, fulvo, creme ou branco, freqüentemente com nuanças, mas sem manchas ou particolor. Sob a cauda e na face posterior das coxas, a cor é, freqüentemente, mais clara.

TAMANHO:
altura na cernelha: Machos: 48 a 56 cm.
Fêmeas: 46 a 51 cm.

Utilização: Cão de guarda e companhia, sem prova de trabalho.

0 comentários:

Postar um comentário