O cão de Canaã é uma raça muito rústica e resistente, de grande inteligência, que foi capaz de sobreviver praticamente sozinha no deserto por mais de 2000 anos. Seu temperamento é dócil, dedicado e fiel ao seu dono e manso com crianças. Possui instinto territórial , é muito alerta e desconfiado com estranhos, qualidades que fizeram dele um bom cão de guarda. Esta é uma raça domindora em relação a outros cães, podendo vir a ser “brigona” com eles, especialmente com exemplares do mesmo sexo. O cão de Canaã é muito inteligente e versátil.
Esta raça é muito rústica e saudável, ela precisa de espaço e exercício para se manter feliz e saudável, não deve ser confinada em espaços pequenos. Seu pêlo precisa apenas de escovação regular, para a retirada de pêlos mortos, a escovação deve ser menos espaçada durante a época da muda.
APARÊNCIA GERAL: cão de tamanho médio, bem balanceado, forte e quadrado, lembrando o tipo dos cães selvagens. Distinção muito evidente entre os sexos.
COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: alerta de reações rápidas, desconfiado com estranhos, bastante defensivo sem ser naturalmente agressivo. Vigilante não apenas com o homem, mas também com outros animais. Extraordinariamente devotado e adaptável ao treinamento.
PELAGEM
Pêlo: denso, áspero e reto, seu comprimento é de curto para médio. Subpêlo denso e profuso.
COR: do areia ao marrom avermelhado, branco, preto ou malhado, com ou sem máscara. Se houver máscara, ela deve ser simétrica. Máscara preta é permitida em todas as cores. Marcas brancas são permitidas em todas as cores: padrões de cor tipo “Boston Terrier” são comuns. Cães da cor cinza, tigrados, preto e castanho ou tricolor não são aceitáveis. As cores mais típicas da raça são as cores de areia do deserto, dourado, vermelho e creme.
TAMANHO / PESO
altura na cernelha: 50 a 60 cm. Os machos podem ser consideravelmente maiores que as fêmeas.
peso: 18 a 25 kg
Nenhum comentário:
Postar um comentário