Pages

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Cão da Groelândia (GRøNLANDSHUND)


O Cão da Groenlândia é uma das raças mais antigas do mundo e foi usada desde os tempos mais remotos, pelos Esquimós, com propósitos de transporte e caça. A seleção dos exemplares para a criação foi baseada principalmente nas qualidades tais como força, rusticidade e resistência, mas uma aparência atraente também foi mantida. Com uma natureza robusta o Cão da Groenlândia é especialmente um cão para aqueles que apreciam a vida ao ar livre. É um excelente companheiro para pessoas que gostam de passear pelos bosques ou montanhas com seu cão carregando suas bagagens.

APARÊNCIA GERAL: é um spitz polar muito forte, construído para a resistência e trabalhos extenuantes como cão de trenó sob as condições do Ártico. Alguma variação no tamanho é permitida, desde que a habilidade para o trabalho e harmonia não sejam afetadas.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: as qualidades temperamentais predominantes no Cão da Groenlândia são a energia, força mental e coragem.
É um apaixonado e incansável cão de trenó. Com pessoas – também os estranhos – é amigável, e, ao passo que como cão de trenó não está vinculado a uma pessoa em particular, e assim, não adequado como cão de guarda. Na caça às focas e ursos polares demonstra um forte instinto de caça.

PELAGEM
Pelo: duplo pelo, isto é, um subpelo macio e uma pelagem consistente e densa, reta, pelos rústicos sem serem encaracolados ou ondulados. Na cabeça e nos membros a pelagem é mais para curta; no tronco mais longa e mais abundante. O pelo é longo
na linha inferior da cauda, dando à ela uma aparência frondosa.
COR: qualquer cor sólida ou particolor é permitida, exceto os albinos que devem ser desqualificados.

ALTURA
Altura da cernelha: para machos: acima de 60 cm.
para fêmeas: acima de 55 cm. 

Utilização: Cão de Trenó

Nenhum comentário:

Postar um comentário