sábado, 23 de janeiro de 2010

Cão de Montanha dos Pirenéus


O Cão de Montanha dos Pirenéus (Chien de Montagne des Pirénées) ou Pastor dos Pirenéus é uma raça de cães pertencente ao grupo dos Molossóides tipo montanha, ao lado de raças como o São Bernardo e o Landseer.Natural dos Pirenéus, é uma raça de grande porte e majestosa, usada tradicionalmente para proteger gado nos pastos (especialmente ovelhas) e como cão de guarda. Não deve ser confundido com o Mastim dos Pirenéus, semelhante em nome e características mas que constitui uma raça totalmente distinta.

APARÊNCIA GERAL: cão de tamanho grande, imponente e fortemente constituído, mas não sem uma certa elegância.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: utilizado para assegurar, sozinho, a proteção do rebanho contra os ataques dos predadores, sua seleção foi feita baseada nas suas aptidões para a guarda e dissuasão, e seu apego ao rebanho. As principais qualidades conseqüentemente são a força e a agilidade, como também a meiguice e o apego aos que são protegidos por ele. Esse cão de guarda tem uma propensão à independência e um senso de iniciativa que exigem da parte de seu dono uma certa autoridade.

PELAGEM
Pêlo: denso, liso, bastante longo e fl exível, bastante áspero sobre os ombros e no dorso, mais longo na cauda e ao redor do pescoço onde ele pode ondular ligeiramente. O pêlo do culote é mais fi no, mais lanoso e muito denso. O subpêlo é igualmente denso. COR: branca ou branca com manchas de aparência cinza (pêlo de texugo ou de lobo), ou amarelo claro ou laranja na cabeça, nas orelhas, na raiz da cauda e às vezes sobre o corpo. As manchas texugo são as mais apreciadas.

TAMANHO: Machos: 70 a 80 cm.
Fêmeas: 65 a 75 cm.
Uma tolerância de 2 cm acima é admitida para os exemplares perfeitamente típicos.

0 comentários:

Postar um comentário