sábado, 23 de janeiro de 2010

Cane Corso Italiano

“Protetor” e “Guardião” da propriedade. Este é o significado da palavra latina “cohors”, da qual se acredita ter derivado o nome da raça. De origem italiana, este cão desenvolveu-se apartir do antigo molossóide romano “canis pugnax”, utilizado na guerra e guarda de propriedades, mas tornou-se mais leve e ágil. Usado como guarda pessoal, ou de terrenos, mas também como caçador, o Cane Corso era popular por todo o território Italiano. Com o passar do tempo, foi perdendo terreno para se concentrar apenas no Sul de Itália. A raça tal como a conhecemos hoje resulta do aproveitamento dos belos exemplares que se encontraram sobretudo na província de Apúlia.

APARÊNCIA GERAL: de tamanho médio para grande. Robusto, forte e contudo elegante. Seus contornos nítidos revelam músculos possantes.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: cuidando da propriedade, da família e do gado; é extremamente ágil e obediente. No passado, foi utilizado para guardar o gado e caçar animais grandes.

PELAGEM
Pêlo: curto, brilhante, bem fechado com um ligeiro subpêlo.
COR: preto, cinza chumbo, cinza ardósia, cinza claro, fulvo claro; vermelho cervo, fulvo escuro; tigrado (listras em diferentes tons de fulvo ou cinza). Os cães fulvos e tigrados têm no focinho uma máscara preta ou cinza que não deve ultrapassar a linha dos olhos. Admitese uma pequena mancha branca no peito, na ponta dos dedos e sobre a cana nasal.
TAMANHO / PESO
Machos: de 64 a 68 cm.
Fêmeas: de 60 a 64 cm.
Com uma tolerância de 2 cm acima ou abaixo.
Peso: Machos: 45 a 50 kg.
Fêmeas : 40 a 45 kg.

0 comentários:

Postar um comentário