Pages

domingo, 16 de outubro de 2011

Chesapeake Bay Retriever


APARÊNCIA GERAL: igualmente eficiente tanto na água quanto em terra, o Chesapeake Bay Retriever desenvolveu-se ao longo da Bahia de Chesapeake para caçar aves aquáticas sob as mais adversas condições do clima e da água, tendo, frequentemente, que quebrar o gelo durante o percurso no desempenho de sua atividade. No seu trabalho, o Chesapeake tem que, frequentemente, encarar o vento, a correnteza e nadar em águas frias. As características da raça capacitam o Chesapeake a atuar com facilidade, eficiência e resistência. O crânio é largo e redondo com um stop médio. Os maxilares devem ser fortes e de um comprimento suficiente para levar pássaros grandes com uma pegada suave e delicada. A pelagem dupla é formada por pêlos curtos, ásperos e ondulados e subpêlos densos, finos e lanosos contendo oleosidade natural sendo ideal para suportar o clima gelado e inóspito no qual frequentemente trabalha. O Chesapeake é um animal de constituição forte, bem balanceada e poderosa, com membros e corpo de tamanho e comprimento medianos, peito profundo e largo, ombros construídos para trabalhar com plena liberdade de movimentos e sem tendências à debilidade em qualquer de suas características, particularmente nos posteriores. Essa potência, entretanto, não deve ser consumida pela agilidade ou pela resistência. Tamanho e substância não devem ser excessivas por ser este um cão um trabalhador na busca da caça e por ter uma natureza muito ativa. As características particulares incluem os olhos muito claros, amarelados ou de tonalidade âmbar, posteriores da mesma altura ou ligeiramente mais altos que a cernelha e uma pelagem dupla tendendo à ondulação apenas nos ombros, pescoço, dorso e lombo.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: o Chesapeake é valorizado pela sua disposição alegre e brilhante, sua inteligência, tranquilo bom senso e natureza protetora afetuosa. Coragem, disposição para o trabalho, vivacidade, faro, inteligência, amor pela água e a qualidade geral, acima de tudo, disposição deve ser condição prioritária na seleção e criação do Chesapeake Bay Retriever. Tendência à timidez ouagressividade extremas são indesejáveis tanto para a caça quanto para a companhia

PELAGEM
Pelo: grosso e curto, em parte alguma maior que 4cm de comprimento, com um subpelo denso, fino e lanoso. Nas faces e nos membros muito curto e reto com tendência à ondulação apenas nos ombros, pescoço, dorso e lombo. Moderadas franjas na parte traseira dos posteriores e na cauda são permitidas. A textura da pelagem do Chesapeake é muito importante, uma vez que ele é utilizado para a caça sob as mais adversas condições climáticas, trabalhando, frequentemente, na neve e no gelo. A oleosidade da áspera pelagem externa e a lanosidade do subpelo é extremamente importante para evitar que a água fria atinja sua pele e facilite a secagem rápida. A pelagem do Chesapeake deve ser resistente à água da mesma forma que as penas do pato. Ao sair da água e sacudir­se, a pelagem não deve reter água alguma, ficando meramente úmida.

COR: sua cor deve ser o mais semelhante possível ao ambiente ao qual trabalha. Qualquer tonalidade de marrom, palha ou cor de grama morta é aceitável; a cor uniforme é preferida. Cor alguma é preferencial à outra. Uma mancha branca no peito, ventre, dedos ou atrás das patas (logo atrás da almofada plantar) é permitida, mas quanto menor a mancha, melhor; a cor uniforme é preferida. Tanto a cor da pelagem quanto a sua textura devem ser levadas em consideração quando julgados tanto nas bancadas usadas nas exposições (bench) quanto nas pistas. Cicatrizes de honra não devem ser penalizadas.

TAMANHO / PESO
Altura: para os machos: 58cm ­ 66cm;
Para as fêmeas: 53cm – 61cm.
Exemplares acima ou abaixo das medidas devem ser severamente penalizados.
Peso: para os machos: de 29,5 kg – 36,5 kg;
Para as fêmeas: de 25 kg – 32 kg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário