RESUMO HISTÓRICO: este antigo cão de origem italiana utilizado para a caça de aves, modelouse e desenvolveuse sozinho através dos tempos; da caça de ontem por meio de redes, ele adaptouse às caçadas de hoje e aos tiros. Afrescos do século 14 são as provas da inequívoca continuidade do Braco Italiano, seja na sua morfologia ou nas suas atitudes como cão de aponte.
APARÊNCIA GERAL: de construção robusta e harmoniosa com aspecto vigoroso. Os exemplares preferidos são aqueles com membros enxutos, músculos bem desenvolvidos, linhas bem definidas com uma cabeça nitidamente esculpida e com um evidente cinzelamento suborbitário, características que conferem distinção à raça.
COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: resistente e adaptável a qualquer tipo de caçada; confiável; dotado de uma excelente habilidade para aprender, é dócil e fácil de ser treinado.
PELAGEM
Pelo: curto, denso e brilhante; mais fino e curto na cabeça, nas orelhas, nas faces anterior dos membros e nas patas.
COR
Branco.
- Branco com manchas de cor laranja ou âmbar, mais ou menos escuros, de diferentes tamanhos.
- Branco com manchas maiores ou menores de cor marrom.
- Branco manchado de laranja pálido (melato)
- Branco manchado de marrom (ruão marrom). Nesta pelagem é desejado reflexos metálicos; igualmente desejado o marrom de tonalidade quente, lembrando a cor da túnica de um frade. Uma máscara facial simétrica é preferida, mas a ausência da máscara é tolerada.
TAMANHO / PESO
Altura na cernelha: entre 55 e 67 cm
Tamanho preferido para os machos: 58 a 67 cm.
Tamanho preferido para as fêmeas: 55 a 62 cm.
Peso: entre 25 e 40 kg. dependendo do tamanho
Nenhum comentário:
Postar um comentário