RESUMO HISTÓRICO: o Braco de Bourbonnais é conhecido desde 1598 (História Natural d’Aldovrandi – Biblioteca Nacional). Os antigos o descreviam como um agradável companheiro do caçador, de aspecto e de saúde rústicos. Sua pelagem de corbranca é inteiramente e finamente manchada de marrom ou fulvo. Os criadores, nos anos de 1930, quiseram impor uma cor “lilás desbotada” e a obrigação de nascerem com uma cauda curta. Esta seleção severa colocou em perigo a existência da raça. Nos anos 70, um grupo de criadores, se deu como missão, a sobrevivência do Braco de Bourbonnais. O estado atual da raça nos permite encarar o futuro com confiança.
ASPECTO GERAL: do tipo bracóide de pelo curto, mediolíneo com tendência a brevilíneo, robusto, compacto e musculoso; de formato médio, ele dá uma impressão de robustez e força, não excluindo certa elegância. As fêmeas apresentam uma silhueta menos atarracada e mais elegante.
COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: em casa é doce e afetuoso. Na caça, sua paixão e sua inteligência lhe permitem adaptar-se facilmente aos terrenos e as caças mais variadas. Procura naturalmente as emanações altas e demonstra uma atitude de aponte útil e precisa para a caça.
PELAGEM
Pelo: fino, denso e curto, um pouco mais grosso e, as vezes, um pouco mais longo sobre o dorso. Sobre a cabeça e as orelhas, deve ser mais fino e mais curto.
COR: as manchas brancas são bem estendidas, finamente mosqueadas de marrom (antiga denominação: borra de vinho) ou malhada de fulvo (antiga denominação: flor de pêssego), com todas as suas variações. As orelhas apresentam, geralmente, a cor de base mais ou menos mosqueada. A mistura dos pêlos brancos e de cores é igualmente admitida, dando aspecto de um conjunto ruão. Na cabeça, assim como sobre o corpo, regiões coloridas são somente admitidas, se pouco numerosas e pouco extensas.
TAMANHO / PESO
Altura na cernelha: machos: 51 a 57 cm
Fêmeas: 48 a 55 cm
Nenhum comentário:
Postar um comentário