Pages

domingo, 25 de abril de 2010

Parson Russel Terrier

O divulgador desta raça, o Reverendo John (Jack) Russell, nasceu em 1795, em Dartmouth, Devon. Ele tornou-se sacerdote e, na maior parte de sua vida, serviu à paróquia de Swimbridge, Devon. Sendo um homem com muita experiência em cavalos e um grande caçador, ele ficou apaixonadamente envolvido na criação e seleção de terriers. Em 1873, foi fundado o THE KENNEL CLUB e ele foi um dos primeiros sócios. Morreu em 1883, aos 87 anos de idade. Comprou seu primeiro terrier enquanto estudava em Oxford, uma fêmea branca de pelo duro com manchas na cabeça que se assemelhava muito com os terriers de hoje. Jack Russell cruzou terriers de trabalho de vários tipos, de cores sólidas e particolor. Sua intenção sempre foi dar mais valor às qualidades para a caça, sem se interessar muito por um tipo homogêneo. Essa tradição de cruzamento com outros tipos de terrier continuou por muito tempo. Ele também tentou cruzar a raça com outras raças de cães, mas o resultado não correspondeu ao tipo ancestral de Jack Russell. Esses empenhos foram desapontadores e assim abandonados. Depois da Segunda Guerra Mundial, a raça começou a ganhar popularidade no continente Europeu, particularmente entre caçadores e cavaleiros. Em 22 de janeiro de 1990, o THE KENNEL CLUB (Inglaterra) reconheceu a raça e publicou um padrão oficial provisório com o nome de Parson Jack Russell Terrier. A F.C.I, por sua vez, aceitou a raça em sua lista provisória em 2 de julho de 1990. O atual nome Parson Russel Terrier foi dado em 1999 pelo THE KENNEL CLUB. A raça foi definitivamente reconhecida pela F.C.I. em junho de 2001.

APARÊNCIA GERAL: tipo de cão de trabalho ativo e ágil. Construído para velocidade e resistência. A imagem geral é de equilíbrio e flexibilidade. Cicatrizes de trabalho são permitidas.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: essencialmente um terrier de trabalho, com habilidade e estrutura para ir ao chão e correr com os hounds. Corajoso e amigável.

PELAGEM
Pelo: naturalmente áspero, aderente e denso, nem eriçado nem macio. Ventre e linha inferior recobertos.
COR: inteiramente branco ou predominantemente branco com castanho, limão ou manchas pretas, ou qualquer combinação dessas cores, preferivelmente limitada à cabeça e/ou à raiz da cauda.

TAMANHO
Machos, ideal na cernelha: 36 cm.
Fêmeas, ideal na cernelha: 33 cm.
2 cm acima ou abaixo é aceitável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário