terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Labrador Retriever


RESUMO HISTÓRICO: popularmente considera-se que o Labrador Retriever teve origem na costa da Groenlândia, onde os pescadores foram vistos usando um cão de aparência semelhante para recuperar peixes. Um excelente cão de água; pelo resistente às intempéries e cauda singular, comparada à de uma lontra devido à sua forma, enfatizam essa característica. Comparativamente falando, o Labrador não é uma raça muito antiga, tendo sido formado o clube da raça em 1916 e o Clube do Labrador Amarelo foi fundado em 1925. Foi nas provas de campo que o Labrador encontrou a fama cedo, tendo sido originalmente introduzido nesta atividade no final de 1800 pelo Coronel Peter Hawker e pelo Conde de Malmesbury. Foi um cão chamado de Malmesbury Tramp, descrito por Lorna, Condessa de Howe, como uma das raízes do Labrador.

APARÊNCIA GERAL: fortemente constituído, curto, muito ativo; (o que se opõe a excesso de peso ou substância) crânio largo; peito e costelas largos e profundos; lombo e posteriores largos e fortes.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: bom temperamento; muito ágil; excelente faro; cuidadoso ao recolher a caça (boca macia); apaixonado por água. Capaz de se adaptar em qualquer lugar; companheiro fiel. Inteligente, vivo e obediente, com muita vontade de agradar. De natureza amigável, sem nenhum traço de agressividade ou de timidez.


SAÚDE GERAL
O tamanho da ninhada média é de 8 filhotes. Labradores podem viver mais de 12 anos, se seu peso corporal é mantida sob controle e que o cão passa por exercício natural regulares mental e física. Dieta adequada também é um fator importante na vida longa. Algum Labradores podem ser propensas à epilepsia e todos estão propensos a inchar.
Esta raça é propensa a ruptura de ligamento cruzado anterior do joelho. Evitar executá-los descendo colinas e jamais jogue brinquedos, forçando-os a saltar.
Esta raça também é propensa a infecção no ouvido. Acúmulo irá ocorrer nas dobras da orelha e terão de ser limpos regularmente.
Expectativa de vida média é de 10-13 anos.

PELAGEM
Pelo: característico; curto, denso, sem ser ondulado e sem franjas, dando a impressão de ser bastante duro ao toque; o subpelo é resistente às intempéries.
COR: inteiramente preto, amarelo ou fígado/chocolate. O amarelo vai do creme claro ao vermelho da raposa. Pequena mancha branca no peito é permitida.

TAMANHO
Ideal na cernelha: Machos: 56 a 57 cm.
Fêmeas: 54 a 56 cm.

0 comentários:

Postar um comentário